Governo de São Paulo anuncia novo meio para ingressar nas universidades públicas
O governo de São Paulo anunciou um novo meio para o ingresso de estudantes da rede estadual nas universidades públicas paulistas. A proposta é que o Provão Paulista comece a ser aplicado a partir de novembro deste ano e a expectativa é ofertar 20 mil vagas aos alunos.
Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) são algumas das instituições de ensino que serão contempladas pela nova prova. O governo está preparando um calendário com previsão para começar ainda neste ano e seguir até 2025.
Saiba mais sobre a nova prova proposta pelo governo de São Paulo.
Quatro universidades públicas paulistas estão inclusas
A partir do mês de novembro de 2023, o governo de São Paulo deve começar a aplicar o Provão Paulista. A proposta da gestão é ofertar um novo meio de ingresso de alunos da rede paulista de ensino nas universidades públicas do estado. A previsão é que 20 mil vagas sejam disponibilizadas aos estudantes.
A nova avaliação poderá ser utilizada pelos alunos interessados em ingressar nas seguintes universidades públicas estaduais:
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade de Campinas (Unicamp);
- Universidade Estadual Paulista (Unesp);
- Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
A expectativa é que a prova seja aplicada anualmente para os estudantes de todas as séries do ensino médio. Essa é uma tentativa de aumentar a frequência nas aulas das escolas paulistas. Ainda neste ano, a ideia é que os alunos do 3º ano já possam utilizar a prova para ingressar em uma das universidades públicas.
A partir do ano que vem, as notas das provas que forem realizadas durante o 2º e 3º ano do ensino médio serão acumuladas. Já no ano de 2025, serão consideradas as avaliações feitas ao longo das três séries do ensino médio.
Imagem: Reprodução/Freepik