Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Furto e roubo de motos tem aumento drástico em SP

No estado de São Paulo, o roubo e furto de motos experimentaram um aumento significativo. Durante os meses de janeiro a junho deste ano, foram registradas 794 ocorrências desse tipo de delito, o que representa praticamente o dobro do que foi registrado no mesmo período de 2022, quando ocorreram 400 casos.

Esses dados foram divulgados em um Boletim conjunto da Tracker, uma empresa de rastreamento, e da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).

Aumento Alarmante nos Roubos e Furtos de Motos em São Paulo em 2023

No boletim, notou-se que os alvos desses crimes são específicos para cada tipo. Ao contrário das motos de baixa cilindrada, que geralmente são alvo de furtos, as motos com mais de 600 cc são mais frequentemente roubadas: das 794 ocorrências registradas, 613 foram caracterizadas como roubos, ou seja, casos em que os criminosos utilizam força ou violência para subtrair a moto.

Vitor Corrêa, coordenador do comando de operações do Grupo Tracker, observa que isso está relacionado ao perfil dos proprietários e ao uso dessas motos. Os proprietários costumam usar esses modelos para atividades de lazer e, portanto, evitam deixá-los estacionados nas ruas, onde os furtos são mais comuns.

Assim, as motos de alta cilindrada geralmente são guardadas em garagens ou estacionamentos fechados. Além disso, esses modelos são mais utilizados nos fins de semana, momento em que os criminosos abordam os proprietários com mais frequência.

Na situação atual, como mostra o boletim, os números revelam um aumento de 83,53% nos casos de roubo no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022.

Nesse sentido, verificou-se que a situação dos roubos de motos de alta cilindrada no estado de São Paulo tem piorado consistentemente desde 2022, mostrando um padrão de crescimento preocupante, conforme observado por Erivaldo Costa Vieira, coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP.

Além dos roubos, o aumento das ocorrências de furto também é motivo de preocupação. Nos seis primeiros meses de 2023, o total de furtos superou o registrado durante todo o ano de 2022, com um total de 181 casos.

Vieira alerta para o crescimento substancial de 174,24% nas ocorrências de furto no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, após um aumento de 50% entre 2021 e 2022. Portanto, a situação é alarmante e requer medidas urgentes para combater essa tendência preocupante.

Confira outras matérias e novidades em nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik