Filhotes de espécie em extinção nascem em aquário de São Paulo
O Aquário de São Paulo comemorou o nascimento de dois filhotes de ariranha, espécie ameaçada de extinção. A importância do fato se dá, principalmente, porque há 20 anos não ocorria a reprodução desses animais sob cuidados humanos no Brasil.
As ariranhas são as maiores lontras do mundo, podendo alcançar dois metros de comprimento e pesar 30 kg. Esses animais vivem nas margens dos rios, principalmente, no Pantanal e na Bacia Amazônica. A mãe dos recém-nascidos veio da Amazônia.
Saiba como foi o processo de reprodução.
No Aquário de São Paulo, nascem filhotes de espécie ameaçada de extinção
O nascimento de Kyra e Amanã, filhotes de ariranha, no Aquário de São Paulo, só foi possível graças à parceria da instituição com o Projeto Ariranhas, que colabora para evitar a extinção da espécie. A mãe dos filhotes, Nimuê, de 8 anos, foi resgatada em condição de pet na Amazônia.
A gestação foi um processo tranquilo e a prole nasceu saudável. Durante a gravidez, a equipe do aquário fez uma série de avaliações do seu estado de saúde, peso, comportamento tanto da fêmea quanto do macho, além de preparar toda uma estrutura para que ela formasse o seu “ninho”.
Como foi criada como pet, o que é inadequado, ela possui cicatrizes e sequelas do tempo em que foi mantida presa por uma corda. Além disso, ela não possui duas mamas (essa espécie tem dois pares de mamas). Ela foi resgatada e encaminhada para o Aquário de São Paulo em 2016, com quatro meses.
Já Salvador, o pai, nasceu em um zoológico, na Dinamarca. Chegou ao aquário paulista em 2021 por recomendação do Programa de Conservação de Espécies Internacional, que realizou todo um estudo genético para permitir que os dois animais se aproximassem.
A quase extinção das ariranhas se deu, principalmente, devido à caça por aqueles que tinham interesse em sua pele valiosa. Hoje a destruição do seu habitat, a poluição dos rios e a interação com pescadores são as principais causas da diminuição do número desses animais.
Imagem: Reprodução / Getty Images