Felicidade no ambiente de trabalho: saiba a importância para uma empresa
No ano de 2015, muitas pesquisas evidenciaram a infelicidade presente nos ambientes de trabalho. Na época, as principais causas dessas angústias nos escritórios eram as metas agressivas, o peso de assumir riscos, o desafio de dominar ferramentas complexas e a necessidade de ser aceito pelos demais colegas.
Em especial depois da pandemia, a infelicidade dentro das empresas passou a ser estudada e conhecida, uma vez que os trabalhadores levaram suas atividades para casa e ali passaram a enfrentar desafios enormes, inclusive a morte. Então saiba como hoje a felicidade nos escritórios é fundamental.
Você sabe qual a importância de funcionários felizes em uma empresa?
Com as restrições da pandemia, o olhar sobre o outro, a saúde mental e a qualidade de vida se tornaram discussões mais relevantes no mundo e dentro das empresas. Com o trabalho remoto, algumas convenções, como o modo de se vestir, horários rígidos e hierarquia foram em parte superadas.
Com isso, as pessoas passaram a ouvir mais seus colegas de trabalho e a entender que o desejo é sempre estar em ambientes com aprendizados e atividades interessantes para serem feitas. Além disso, a busca por mais transparência, propósito e relações profundas também se faz presente no mundo de hoje.
Mas, mesmo que os estudos tenham identificado as causas da infelicidade das pessoas, o cenário não mudou. Jon Clifton, CEO do Instituto Gallup, aponta que o crescimento de sentimentos negativos entre os indivíduos é o grande desafio contemporâneo do planeta.
Mas qual a importância da felicidade dos funcionários de uma empresa? Além da melhora na qualidade da sua própria vida, um colaborador feliz tende a produzir mais e ainda aumentar o número de vendas da companhia.
Portanto, é nesse sentido que há o aumento da importância do papel das lideranças. É necessário comprometimento e controle emocional para que elas ouçam seus funcionários, atendam suas demandas e os tratem com humanidade, a fim de permitir o seu desenvolvimento.
Imagem: Reprodução/Freepik