Famosa startup realiza demissão de funcionários
A Gupy, uma startup reconhecida por sua plataforma de recrutamento e outras soluções digitais voltadas para o setor de Recursos Humanos, realizou uma redução de 8,5% em sua força de trabalho, resultando na demissão de 58 funcionários, em uma medida anunciada na quarta-feira, dia 2, de acordo com informações fornecidas pela empresa ao jornal Estadão.
Essa ação representa o primeiro processo de demissões na trajetória da startup, desde sua fundação em 2015. Saiba mais a seguir!
Reestruturação Estratégica: Gupy realiza demissão de funcionários e consolidação de soluções no setor de RH
A justificativa apresentada pela Gupy é que essa demissão de funcionários faz parte de um processo de “reorganização” que tem por objetivo otimizar suas operações. A empresa enfrentou uma sobreposição de funções após a aquisição de três outras empresas nos últimos meses: Niduu (em outubro de 2021), Kenoby (em fevereiro de 2022) e Pulses (em fevereiro de 2023).
Essas aquisições permitiram à Gupy expandir sua gama de produtos para incluir recrutamento e seleção de candidatos, admissão de funcionários, educação corporativa, bem como avaliação do clima organizacional e engajamento dos colaboradores.
A estratégia subsequente da Gupy envolve a integração de todas essas soluções em uma única unidade de negócios, buscando oferecer um atendimento mais ágil aos clientes e uma melhor coordenação com as equipes de tecnologia da startup. Mariana Dias, CEO da Gupy, destacou essa abordagem ao afirmar: “Queremos ter as soluções sob um único guarda-chuva.”
As pessoas desligadas durante esse processo de reorganização receberão um pacote de benefícios, incluindo extensão do plano de saúde, continuidade do acesso a academias e bônus direcionados a grupos minoritários, como indivíduos negros e mães. A Gupy assegura que, mesmo com essas demissões, a diversidade dentro da empresa permanecerá inalterada.
Adicionalmente, a startup estabeleceu um banco de talentos exclusivo para os colaboradores desligados, chamado de “Histórias de Carreira na Gupy”. Esse recurso possibilita que ex-funcionários adicionem informações de contato pessoais, como seus perfis no LinkedIn e descrições de suas trajetórias profissionais.
A Gupy ressaltou que continuará contratando, especialmente para reforçar a equipe de tecnologia da empresa.
No início de 2022, a Gupy levantou aproximadamente US$ 92 milhões em uma rodada de financiamento liderada pelo SoftBank e Riverwood, com a participação de investidores como Endeavor Catalyst, Oria Capital e Maya Capital. Ao longo deste ano, a empresa passou por um rebranding e inaugurou um novo escritório.
Imagem: Reprodução/People Images