Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Estudantes inovam e tentam fotografar todos os habitantes de cidade de SP

A prefeitura de Uru, no interior de São Paulo, está promovendo um projeto audiovisual por meio da Secretaria de Cultura, reunindo estudantes do ensino fundamental e médio para fotografar todos os moradores da cidade.

De acordo com o Censo de 2022, Uru é o terceiro menor município do estado, com 1.387 habitantes, ficando atrás apenas de Borá, o menor município, com 907 moradores, e Nova Castilho, com 1.062.

A primeira fase do projeto ocorreu no último domingo, quando 12 alunos de 13 a 16 anos foram às ruas catalogar o sorriso de cada habitante. Esses estudantes foram selecionados pelo projeto “Uru em Movimento” após uma oficina de vídeo ministrada por Roberto Pallu, produtor audiovisual e líder da iniciativa de registrar os moradores de Uru.

Projeto Audiovisual em Cidade de SP: Capturando Sorrisos e Fortalecendo Vínculos

Durante a oficina, os jovens aprenderam noções básicas de pré-produção, produção de vídeo, técnicas de iluminação e pós-produção. Durante as atividades, surgiu a ideia de realizar um “censo fotográfico”, no qual os alunos se comprometeram a fotografar o maior número possível de habitantes.

Apesar da ousada missão, que envolvia percorrer os 147 km² do município e encontrar os 2,57 moradores por residência, os alunos conseguiram atingir apenas 25% da meta no primeiro dia, devido às altas temperaturas. No entanto, o engajamento da população motivou os organizadores a agendar novas datas para alcançar a meta de registrar pelo menos 1.000 moradores.

Além de resgatar a identidade dos moradores, o projeto proporciona oportunidades de desenvolvimento para novos talentos. Os participantes, em torno de 14 anos, começam a pensar no futuro profissional, contribuindo para despertar talentos na área audiovisual.

Há também uma troca de conhecimento entre gerações, onde os jovens repassam seus conhecimentos aos mais velhos, fortalecendo vínculos territoriais e familiares.

O projeto pretende continuar até registrar pelo menos 1.000 moradores, deixando assim um legado audiovisual para a população de Uru.

Imagem: pvproductions/Freepik