Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Essas carreiras podem ser ótimas opções para quem possui “mais idade” e procura novas áreas

Atualmente, é muito comum encontrar profissionais com “mais idade” que estão procurando outras oportunidades no mercado e uma nova carreira profissional. Entre os motivos estão a insatisfação com a profissão, o desejo de novos desafios e até a necessidade de se adequar ao novo mercado de trabalho.

No entanto, para esse tipo de profissional, voltar a estudar ou até encontrar uma nova área de atuação pode não ser uma tarefa tão simples. Mas se engana aquele que afirma que não há espaço para os mais velhos. Portanto, aqui está uma lista com algumas profissões que podem ser ótimas escolhas. Confira!

Gestor de projetos e artesão são algumas opções interessantes

Um dos campos mais promissores é o da criação de conteúdo para a Internet, uma vez que a experiência dos idosos pode ser uma aliada para suprir uma demanda por assuntos e temas variados. A atratividade da área é por causa da sua flexibilidade, da liberdade criativa e das possibilidades diferentes de renda.

Produtor de eventos, responsável por planejar, organizar e executar os mais variados tipos de eventos, também é uma excelente opção. A bagagem que os idosos já têm no mercado de trabalho pode ser um diferencial e é a oportunidade perfeita para colocar em prática essa experiência em novas áreas.

Um idoso também pode trabalhar como especialista em segurança cibernética, uma função destinada a proteger de ataques e invasões sistemas e redes de computadores. Mas lembre-se que este é um setor muito dinâmico, o que exige que o profissional esteja sempre se atualizando em termos de habilidades.

A experiência acumulada por uma pessoa mais velha pode ser utilizada na área de gestão de projetos, que planeja, executa e controla atividades com o intuito de alcançar objetivos específicos. A capacidade de negociação, resolução de problemas, gestão do tempo e liderança são algumas habilidades muito úteis.

E, por fim, o mercado do artesanato, que tem crescido nos últimos tempos, também pode ser uma alternativa para os idosos. Para ser um artesão profissional, é necessário ter habilidades manuais específicas para criar produtos, além de alguns conhecimentos de marketing e informática para ajudar na divulgação.

Imagem: Reprodução/Freepik