Espécie rara de tucano é vista no estado de SP; veja imagens
A observação de aves é mais do que um hobby, uma vez que possibilita vivenciar momentos de pura emoção para quem gosta de apreciar a natureza. Ainda mais quando algo fora do comum é flagrado.
Em julho, em Eldorado, cidade ao sul de São Paulo que faz parte do PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, Carlos Roberto Silva, guia de observadores de aves, encontrou uma espécie rara de tucano.
Saiba mais detalhes.
Espécie rara de ave é mistura de duas espécies
Carlos Roberto Silva, mais conhecido como ‘Duco’, nasceu na região de Eldorado, quarta maior cidade do estado em extensão e que fica ao sul de São Paulo. O guia de observadores de aves é o proprietário de uma pousada que recebe diversos turistas, pesquisadores e aficionados pela observação de pássaros.
“Já faz um tempo que eu venho alimentando os tucanos. O atrativo principal da minha pousadinha são eles. Eu tinha feito um vídeo de um em específico, mas não tinha prestado atenção direito. Para mim se tratava de um tucano-de-bico-verde. Depois vimos que era, na verdade, um híbrido”, conta.
O tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) possui o papo amarelo e o serrilhado do bico é desenvolvido e realçado pela cor vermelha. Essa espécie é encontrada na região sul e sudeste do Brasil, sendo mais presente em serras.
Já o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus) tem um tipo de vinco na lateral do seu bico e cor do seu papo pode variar de totalmente branco, indo do amarelo até o laranja. É encontrado em duas áreas diferentes, uma de Floresta Amazônica e outra de Mata Atlântica.
Por outro lado, a ave que foi vista em Eldorado seria uma mistura das duas espécies, algo que, de acordo com os especialistas, não é comum. O corpo da espécie rara de tucano fotografado é parecido com o tucano-de-bico-preto, enquanto que o bico é verde. Provavelmente, houve uma procriação entre as duas espécies.
Imagem: Reprodução/Roberto Torrubia