Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Embratur pode fechar em 2024

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo (PT), afirmou que a entidade pode encerrar suas atividades, se ficar sem orçamento para o próximo ano. O recebimento de recursos depende da aprovação do repasse de verbas do Sistema S no Congresso.

De acordo com Freixo, a empresa só tem orçamento para este ano e, ainda assim, a implementação de algumas ações e a promoção do Brasil como um polo turístico já poderão ser comprometidas em 2023. Os recursos atuais são frutos de uma MP (medida provisória) de 2019 e de um contrato com o Sebrae.

Entenda o que está em jogo para a Embratur em 2024

Marcelo Freixo (PT), presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, apontou que “se nada for feito, esse contrato vai acabar. Ano que vem, [a Embratur] fecha as portas. Não tem mais empresa de promoção de turismo no Brasil”. A falta de recursos já pode comprometer o ano de 2023.

Atualmente, o orçamento disponível é estabelecido por uma medida provisória de 2019, responsável pela transformação da empresa em uma agência autônoma. Além disso, uma outra parte das verbas deste ano é fruto de um contrato com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“O que eu estou debatendo é que você não pode ter uma empresa tão estratégica, tão importante para o desenvolvimento, emprego e renda no Brasil, como é a Embratur, de um setor onde o Brasil é tão potente, que é o turismo, sem orçamento”, critica Freixo, afirmando que “esse é o quadro”.

Nesse momento, está tramitando no Senado a MP do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que estipula que 5% da arrecadação de Sesc (Serviço Social do Comércio) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) deverão ser repassados para a empresa. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

O presidente explica qual o critério para a escolha das entidades. “O comércio é o que mais ganha com o crescimento do turismo. Quanto mais turista a gente traz para cá, mais Sesc e Senac arrecadam, mais a cultura ganha, mais os hotéis ganham. É o setor mais beneficiado pelo investimento no turismo”, afirma.

Imagem: Reprodução/Embratur