Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Diversas empresas iniciam implementação de semana de trabalho de 4 dias! Saiba quais são os benefícios dessa alteração

Menos horas de trabalho refletem em maior produtividade para as empresas. Esse é o diagnóstico obtido pela 4 Day Week Global, um programa que vem estudando os efeitos da jornada de trabalho reduzida no Reino Unido.

A alteração para apenas 4 dias de trabalho semanal foi aprovada em 95% das empresas entrevistadas em 2022, as quais apontaram que os índices de produtividade permaneceram os mesmos ou se expandiram. 

Essa tendência, assim como o home office, é um reflexo do período de pandemia, no qual empresas passaram por uma série de adaptações para continuarem existindo. Saiba mais sobre os benefícios dessa redução apontados pelo estudo.

Benefícios da redução de jornada

O teste é implementado durante seis meses nas empresas participantes do estudo, as quais diminuem a semana de trabalho para 4 dias. Nesse período, os funcionários relataram benefícios em sua produtividade, assim como em suas vidas pessoais. Confira!

Equilíbrio de rotina

Trabalhadores do Reino Unido afirmam que houve o estabelecimento de um equilíbrio saudável entre sua rotina dentro e fora do ambiente de trabalho. A redução contribuiu para que os mesmos pudessem conciliar obrigações pessoais (idas ao médico, resolução de problemas, mercado e problemas caseiros) com o tempo de trabalho.

Investimento pessoal

A nova jornada de trabalho ampliou o tempo para investimento pessoal. Trabalhadores alegaram poder estudar com mais afinco, desenvolver novos hobbies ou aprimorar suas habilidades sem bater de frente com o tempo obrigatório de trabalho. 

Expansão de produtividade

Dentre as empresas participantes, o estudo diagnosticou que os colaboradores passaram a atuar em seus setores com mais afinco. Além disso, a criatividade, a adaptabilidade e a inspiração dos colaboradores passou a ser mais estimulada.

4 Day Week Global

Desenvolvido por Charlotte Lockhart e Andrew Barnes, o estudo reforça a ideia de que 4 dias de trabalho na semana é o futuro de uma jornada equilibrada e saudável. O teste é considerado o maior já implementado na história e tem recebido um feedback cada vez mais positivo.

E então, o que acha dessa nova tendência? Será que ela se mostraria eficaz no cenário de trabalho nacional? Comente o que acha dessa possibilidade nos comentários.

Imagem: JanBaby/Pixabay