Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Dia do Trabalhador: saiba como surgiu o feriado de 1° de maio

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data celebrada, no dia primeiro de maio, não apenas no Brasil, mas também em cerca de outros 80 países. A data foi dedicada aos trabalhadores e a todas as suas conquistas obtidas através dos séculos. Mas qual a razão da escolha do primeiro dia de maio?

Em 1886, nesse mesmo dia, em Chicago, nos Estados Unidos, ocorreu uma paralisação de operários que lutavam por condições de trabalho melhores e mais justas, como a redução da jornada de trabalho e o aumento de salários. O evento contou com milhares de trabalhadores e serviu de inspiração para a data.

Saiba mais sobre o surgimento do Dia do Trabalhador.

Entenda a origem do feriado de 1º de maio

Apesar da greve marcante em Chicago, nos Estados Unidos, a comemoração do Labor Day (Dia do Trabalho) não é feita no dia primeiro de maio, mas na primeira semana de setembro. Para explicar a escolha por uma data diferente, há duas versões distintas.

Por um lado, há aqueles que defendem que a mudança aconteceu para evitar relacionar uma data festiva com um acontecimento triste da história dos Estados Unidos, com mortos e feridos. Por outro lado, alguns acreditam que a influência da esquerda na greve de 1886 foi o motivo para a troca de dia.

No Brasil, o primeiro de maio foi definido como o Dia do Trabalho em 1925, pelo então presidente Artur Bernardes. Vale lembrar também da grande greve de 1917 em São Paulo, que reivindicava salários maiores, a redução da jornada e a proibição do trabalho infantil e do trabalho feminino à noite.

A partir desse movimento, os trabalhadores finalmente tiveram algumas de suas exigências atendidas pelo governo brasileiro, como o aumento de 20% dos salários. Apesar disso, as mais importantes conquistas da classe só foram adquiridas em 1940.

Na gestão de Getúlio Vargas, foi criado o salário mínimo e a Justiça do Trabalho. Já em 1943, Vargas também atendeu, depois de muita luta dos trabalhadores, mais reivindicações, que foram reunidas na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), vigente até os dias de hoje.

Imagem: Reprodução/Folhapress