Demissão humanizada? Saiba como funciona e a importância de adotar o método
O processo de demissão já é complexo, porque envolve a segurança financeira e o plano de carreira daquele que está sendo demitido. Mas a empresa também sofre com a má-reputação que terá com seus antigos colaboradores e até mesmo com a diminuição do engajamento dos funcionários que ficam.
No entanto, apesar dessas dificuldades para ambos os lados, há algumas práticas que podem diminuir os impactos negativos da demissão tanto ao empregado que foi desligado quanto ao empregador que perdeu sua força de trabalho. Sendo assim, saiba como tornar os desligamentos mais humanizados.
Há ferramentas para mitigar os efeitos doloridos de uma demissão
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o respeito é a base de um desligamento mais humanizado, que jamais é realizado sem comunicação com um encarregado da companhia. Isso significa que comunicar a demissão por e-mail ou com o bloqueio do computador desse profissional não é a maneira ideal.
Essa falta de empatia na comunicação não é vantajoso nem para o colaborador e nem mesmo para a empresa. Isso porque o funcionário desligado pode perder a admiração e o respeito que tinha pela companhia em que trabalhava, além de não recomendá-la como opção de emprego para outros.
Uma recomendação interessante é que a notícia da demissão deve ser sempre dada a quem será desligado diretamente pela liderança da companhia. Uma conversa com o setor de Recursos Humanos também é muito válida para que ele possa pensar nos próximos passos da sua vida profissional.
Além disso, a preferência precisa ser sempre por reuniões presenciais, mas nada impede que, em um trabalho remoto, elas sejam realizadas pela internet. Independentemente do formato, quem estiver comunicando a demissão precisa ouvir o funcionário e agradecê-lo por todos os serviços prestados.
Por fim, se for possível, lembre-se de oferecer assistência àquele que estiver sendo desligado. Esses benefícios podem incluir a extensão do auxílio médico e apoio na busca por um novo emprego. Isso indicará que a empresa se preocupa com seus funcionários, do início ao fim de sua jornada profissional.
Imagem: Reprodução/Getty Images