Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Corinthians recebe aprovação do TRE-SP para empréstimo de urnas eletrônicas

No dia 18 de setembro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, deu o aval para a solicitação de empréstimo de urnas eletrônicas apresentada pelo Corinthians.

Essa aprovação veio após a manifestação favorável de Glaucio Cristiano Abreu Corrêa, o diretor-geral do TRE-SP. O objetivo do clube é utilizar esses equipamentos nas eleições para presidente e membros do Conselho Deliberativo, que estão agendadas para o dia 25 de novembro.

A Comissão Eleitoral do Corinthians agora considera certo o uso do voto eletrônico nas eleições, embora o anúncio oficial só deva ocorrer após reuniões técnicas com o Tribunal Regional Eleitoral.

Aprovação do Empréstimo de Urnas Eletrônicas pelo Presidente do TRE-SP para o Corinthians

No entanto, antes que isso aconteça, ainda há um processo a ser seguido pelo TRE-SP. No seu parecer favorável ao empréstimo, o diretor-geral delineou as medidas a serem tomadas após a aprovação do presidente.

Isso inclui encaminhar a solicitação à Secretaria de Tecnologia da Informação, que calculará a quantidade de servidores necessários para apoiar o dia da votação e determinará o material necessário para a eleição. A Secretaria de Gestão de Pessoas também avaliará possíveis despesas relacionadas aos servidores.

A Secretaria de Orçamento e Finanças analisará se o custo do empréstimo pode ser suportado pelo orçamento do TRE paulista. A operação só será realizada se essa análise for positiva, apesar de todas as despesas serem cobertas pelo Corinthians, que depositará o valor na conta do Tesouro Nacional. Outra medida será a elaboração do contrato de comodato.

No seu parecer, o diretor-geral considerou pareceres técnicos favoráveis de várias áreas do TRE que apoiam o empréstimo. Um dos argumentos a favor é que o uso das urnas eletrônicas em eleições não oficiais aproxima os eleitores do processo eleitoral e da Justiça Eleitoral, contribuindo para o fortalecimento da democracia.

Corrêa também mencionou que as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbem o empréstimo de equipamentos em eleições com apenas um candidato.

Os candidatos, André Luiz Oliveira, do grupo situacionista, e Augusto Melo, da oposição, já anunciaram suas intenções de concorrer, mas ainda precisam passar pela avaliação da comissão eleitoral, pois o prazo de inscrições começa apenas no próximo dia 28.

De acordo com o estatuto do Corinthians, a votação deve ser realizada eletronicamente, a menos que haja alguma impossibilidade técnica. Isso ocorre devido à grande resistência dos sócios em relação às urnas eletrônicas que não sejam do TRE, após problemas ocorridos com equipamentos de uma empresa privada nas eleições de 2018, vencidas por Andrés Sanchez.

Para mais matérias e novidades, confira nosso site!

Imagem: Reprodução/Jovem Pan