Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Contratações no Brasil devem aumentar nos próximos meses

De acordo com um recente levantamento divulgado pelo ManpowerGroup, uma multinacional especializada em soluções de força de trabalho, as empresas no Brasil estão demonstrando intenção de contratar mais no terceiro trimestre deste ano.

Entre as unidades federativas com maiores perspectivas de contratação de profissionais, destacam-se Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com taxas de 40%, 33% e 31%, respectivamente.

Saiba mais a seguir!

O avanço da TI

A pesquisa elaborada pelo ManpowerGroup mostra números positivos sobre a expectativa de contratação no próximo semestre de 2023, sobretudo para a região sudeste do país. Entre os 1.020 empregadores pesquisados, quase metade (47%) declarou ter planos de contratação.

Além disso, a expectativa de emprego, que é calculada subtraindo o número de empresas que planejam reduzir sua força de trabalho daquelas que pretendem contratar, alcançou 33%, representando um aumento de 12 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.

Quanto aos setores com maior demanda, observam-se:

  • Energia e serviços de utilidade pública (50%);
  • Comunicação (44%);
  • Tecnologia da Informação (41%);
  • Assistência médica e ciências da vida (35%).

Uma informação do relatório que merece destaque, de acordo com Nilson Pereira, country manager do ManpowerGroup Brasil, é a crescente demanda por empregos no setor de tecnologia da informação.

No entanto, juntamente com os planos de contratação, surge um índice de escassez de candidatos qualificados.

Apesar dos dados positivos do estudo em relação à intenção de abertura de vagas, Pereira enfatiza a necessidade de maior atenção e planejamento por parte dos gestores de RH.

Ele ressalta que o cenário indica que encontrar e atrair profissionais com as competências comportamentais mais desejadas, além de iniciativa e habilidade de tomar decisões, será cada vez mais desafiador.

“[É preciso] oferecer flexibilidade, investir em treinamento, impulsionar a diversidade e gerar ambientes que proporcionem engajamento e propósito”.

Nilson Pereira

Oportunidades globais

De acordo com a análise do estudo, empregadores de diferentes países também preveem um aumento na seleção de currículos durante o terceiro trimestre de 2023.

A média global da expectativa de emprego é de 28%, um crescimento de 5% em relação ao primeiro trimestre. A pesquisa abrangeu 39.000 empregadores dos setores público e privado em 41 mercados.

A disposição para contratar é mais expressiva na Costa Rica (43%), Países Baixos (39%) e Peru (38%). Por outro lado, a situação mais cautelosa é observada na Argentina (6%), Eslováquia (10%) e Itália (11%).

Imagem: Reprodução/Getty Images