Como se preparar para o mercado de trabalho atual e ser um diferencial
Segundo o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, 25% dos trabalhos passarão por mudanças nos próximos cinco anos. Nesse sentido, é completamente natural que os profissionais estejam preocupados em como se manterão atualizados com tantas transformações.
Com a pandemia de Covid-19, o avanço recente das inteligências artificiais e as incertezas econômicas em todo o mundo, essas mudanças já estão trazendo questionamentos a respeito da qualificação profissional. Assim, entenda como se preparar o mercado de trabalho será o seu diferencial.
Pensamento analítico e criativo são habilidades essenciais para se preparar para o mercado de trabalho
Uma das principais conclusões do relatório é que a falta de treinamento e qualificação dos profissionais de diferentes setores será uma das características do novo mercado de trabalho. Nesse sentido, as empresas estão cada vez mais interessadas em investir em aprendizagem para os seus funcionários.
Além disso, o documento ainda indica que pensamento analítico e o pensamento criativo são as principais habilidades para os trabalhadores neste ano. A capacidade de utilizar as inteligências artificiais e big data também serão fundamentais para os profissionais e um dos investimentos prioritários das companhias.
O agronegócio, por exemplo, é um dos setores da economia brasileira que já tem percebido que a inovação está relacionada com o aumento da sua eficiência operacional e uma maior produtividade.
“A adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) generativa e a análise de dados auxilia para uma melhor tomada de decisões na gestão de culturas, nutrição animal, monitoramento de pragas e doenças e uso de insumos agrícolas”, explica Graziele Stefanno, gerente de operações da Elevagro.
Segundo ela, “o avanço tecnológico no agronegócio exige que os profissionais tenham conhecimento técnico sobre as novas ferramentas e tecnologias disponíveis e como elas podem atuar de forma integrada ao sistema atual”. Isso exige que os profissionais estejam sempre prontos para aprender.
Imagem: Reprodução/Freepik