Como lidar com um chefe novo? Entenda
Você resolveu trocar de emprego e agora precisa lidar com um chefe novo? Ou então um outro profissional acabou de assumir a liderança da sua equipe e não sabe como agir nessa situação?
Confira algumas dicas para lidar com o temido chefe novo.
O que fazer e o que não fazer?
Em primeiro lugar, é fundamental ter uma postura acolhedora e ser empático, já que, assim como você precisa se adaptar ao novo chefe, ele também deve se adaptar a sua equipe. Nesse sentido, assim que o novo gestor chegar à empresa, é interessante pensar em como você pode ajudá-lo na adaptação.
Além disso, também pode ser necessário realizar um alinhamento de expectativas, ou seja, procure conversar com o novo chefe para saber o que ele espera de seu desempenho na companhia. Com isso, você conseguirá priorizar as atividades segundo aquilo que o líder considere ser mais importante.
Em relação ao que não funciona, tirar conclusões sobre o novo chefe a partir de julgamentos e fofocas não é o ideal. Lembre-se também que não há nenhuma necessidade de puxar-saco e ser bajulador. Por fim, não fique comparando o novo chefe com o anterior e, desse modo, tente se concentrar no presente.
Casos específicos
Se você não gostar do novo chefe, espere mais um tempo para confirmar essa percepção e, em caso afirmativo, busque se transferir para outro setor. Já quando seu chefe tiver uma comunicação agressiva ou intimidadora, tente conversar com ele e pedir para que se comunique de uma forma diferente.
Vale lembrar que, se você estabelecer uma boa relação com o novo líder, estará realizando um networking e poderá ser lembrado por ele em futuras oportunidades e promoções. Além disso, manter uma escuta atenta com ele, pode ajudar tanto no seu desenvolvimento quanto no dele.
Imagem: Reprodução/Getty Images