Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Como incluir o ESG em seu currículo gratuitamente? Confira

O ESG movimenta um mercado de US$ 35 trilhões no mundo e, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), já é prioridade na agenda de 95% das companhias brasileiras. Em somente dois anos, a busca pelo termo no Google Trends cresceu por volta de 1.200%.

Nesse sentido, pensando na importância que o tema possui para o mercado, as empresas estão cada vez mais procurando profissionais especialistas em ESG, o que tem sido bastante complicado. Portanto, confira algumas recomendações para incluir essas práticas e competências em seu currículo profissional.

Cursos, eventos e podcasts são algumas formas

De acordo com o relatório Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, o especialista em ESG é a segunda carreira na lista das profissões do futuro e, até o ano de 2027, surgirão 1 milhão de novas vagas na área. Portanto, nos próximos anos, a exigência por esses profissionais deve aumentar ainda mais.

A primeira recomendação para começar a se qualificar na área são os cursos, uma das formas de aprender uma nova habilidade. Alguns são pagos, mas há cursos gratuitos que dão um panorama sobre o que é ESG, apontando sua importância e indicando como é possível construir uma carreira.

Além disso, eventos e debates também são ótimas maneiras de adquirir informações gratuitas sobre ESG. Nesse sentido, veículos de comunicação e instituições estão sempre organizando rodas de conversas com especialistas, palestrantes e representantes do mercado, trazendo perspectivas futuras para o setor.

Por fim, uma excelente opção gratuita para começar a aprender mais sobre ESG, imediatamente, é consumindo podcasts sobre o tema. O formato em áudio ainda possibilita que o ouvinte faça outras atividades, otimizando seu tempo. Normalmente, esses podcasts têm um caráter educativo e reflexivo. 

Portanto, com a busca por qualificações crescendo, há cada vez mais opções aos profissionais da área.

Imagem: Reprodução/Getty Images