Como aumentar suas chances de conseguir uma vaga de emprego? Veja dicas de especialista
O início do segundo semestre do ano é um período em que muitos profissionais estão em busca de um emprego, sejam eles experientes ou então recém-formados. Isso porque, já pensando no aumento da demanda do fim do ano, as empresas estão iniciando as contratações visando reforçar suas equipes.
Nesse sentido, uma especialista aponta algumas dicas para aumentar suas chances de ser contratado. Segundo ela, tanto a atualização do currículo quanto a qualificação contínua são passos importantes.
Confira quais são as recomendações da especialista.
Especialista fala em formação acadêmica contínua
Segundo Simone Moura Cabral, psicóloga corporativa e docente dos cursos de Gestão da Estácio, sempre é possível aumentar as suas possibilidades de contratação através de uma abordagem correta e algumas orientações. Além disso, ela aponta para a importância de um currículo e perfil profissional atualizados.
“Antes de iniciar sua busca por uma recolocação, faça uma avaliação honesta da sua situação atual. Considere seus objetivos de carreira, habilidades e experiências, e identifique áreas nas quais você deseja crescer ou se especializar”, aconselha.
“Certifique-se de que seu currículo esteja atualizado, destacando realizações e habilidades relevantes, com uma linguagem clara e objetiva. Além disso, revise e atualize seu perfil em plataformas profissionais online, como o LinkedIn, para garantir que ele reflita suas informações mais recentes”, explica.
A especialista também aponta que é fundamental identificar quais são as competências exigidas pelo mercado de trabalho. Segundo ela, a qualificação profissional é um dos requisitos mais importantes de um processo seletivo, podendo inclusive definir qual candidato será selecionado e qual será eliminado.
Simone reforça a necessidade de uma formação acadêmica contínua. “Para quem ainda vai iniciar sua trajetória profissional, é necessário primeiro buscar uma formação adequada. E, não para por aí, é preciso dar sequência aos estudos, buscando uma pós-graduação ou investindo em cursos complementares”.
Imagem: Reprodução/Freepik