Como aproveitar a criatividade para impulsionar sua carreira? Entenda
Na última segunda-feira (12), a Band News FM Espírito Santo trouxe Vânia Goulart, especialista em Gestão de Carreiras, para um bate papo sobre criatividade no ambiente de trabalho. Em conversa, Vânia trouxe algumas dicas sobre como estimular a criatividade e sair do óbvio.
De acordo com a especialista, “o nosso cérebro é uma máquina, e uma máquina preguiçosa em algumas situações. Ela prefere se manter fazendo aquilo que ela já tem costume, então entrar na rotina é o mais confortável para o nosso cérebro.”
Quando ingressamos em um novo trabalho, é comum fazermos o nosso cérebro trabalhar com maior dedicação e constância. Essa atividade, contudo, não dura por muito tempo e a tendência é que o nosso cérebro se acomode e exerça o que foi aprendido de maneira automática e rotineira. Saiba mais.
Por que estimular a criatividade?
Os profissionais que se destacam e alcançam um maior desenvolvimento são aqueles que têm a capacidade de pensar fora da caixa e buscar soluções criativas. Mas, para sermos criativos, não é suficiente apenas fazer as coisas de maneira melhor, mas fazer de forma diferente, segundo Vânia.
A criatividade envolve a habilidade de explorar novas abordagens, questionar e encontrar soluções inovadoras para os desafios. Ao pensar de maneira única e original, é possível encontrar oportunidades e se destacar em meio à concorrência.
Isso não apenas impulsiona o seu crescimento pessoal e profissional, mas também contribui para o progresso e a evolução das organizações como um todo.
Dicas da especialista
“O que é que eu posso inovar no meu dia-a-dia de trabalho?” e “O que é que eu posso acrescentar como diferente?” são reflexões levantadas durante a conversa. Para isso, Vânia afirma que é necessário exercitar o cérebro e convencê-lo a fazer as coisas de forma diferente do habitual. As dicas apresentadas pela especialista foram:
- Ler;
- Ver obras de arte;
- Ver paisagens;
- Estudar e debater diferentes assuntos;
- Conviver com pessoas e culturas diferentes.
“A gente tem a tendência sempre de conversar com aquelas pessoas que são mais fáceis.”, afirma Vânia. “Se eu estou em uma reunião, apresento uma ideia e todo mundo concorda, já pode saber que a ideia é fraca. Tem que ter discordância, tem que ter gente que pensa diferente, tem que ter coisas que acrescentem e que critiquem, para que a gente evolua.”, completa a especialista.
O conjunto dessas práticas pode auxiliar âmbito profissional e pessoal também. Embora exerçamos tarefas similares diariamente, estimular a criatividade nos auxilia a agir de forma mais prática, gastando menos energia. “Essa é a criatividade diária.”, conclui Vânia.
Imagem: DilokaStudio/Freepik