Cidade de SP registra aumento alarmante de flagrantes de trabalho infantil nas férias e Carnaval
Durante os períodos de férias e Carnaval em Piracicaba (SP), houve um aumento significativo, de 80%, nas abordagens a crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, conforme revelado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) nesta terça-feira (7).
Esses números superam a média nacional para o mesmo período. Entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, coincidindo com as férias escolares e o Carnaval, foram realizadas 45 abordagens em diversos locais da cidade, especialmente nos semáforos de avenidas movimentadas.
Aumento Alarmante nas Abordagens de Trabalho Infantil durante Férias e Carnaval em Piracicaba
Por outro lado, nos meses de março, abril e maio, houve uma queda para 25 abordagens a crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) relata um aumento médio de 38% nos casos de trabalho infantil durante os meses de Carnaval em todo o país, a cada ano.
Como parte dos esforços para combater essa realidade e a violência sexual contra crianças e adolescentes durante as festividades de Carnaval, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Smads conduzem atividades de sensibilização sobre os mecanismos de denúncia e distribuem cartazes em estabelecimentos comerciais e locais de eventos carnavalescos na cidade.
Nesta quarta-feira (7), as equipes visitaram diversos estabelecimentos comerciais em avenidas como Independência, Saldanha Marinho, Beira Rio e Jaime Pereira.
Na sexta-feira, os educadores sociais do Seas irão percorrer a Rua do Porto e, à noite, vão atuar nos bares e restaurantes da rua Luiz de Queiroz, próximo à praça Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, conhecida como praça da Boyes. Essas ações tiveram início no sábado, dia 03, nos varejões Piracicamirim, Centro, Paulista, Pauliceia e Cecap.
Lígia Angelocci, coordenadora do Seas, destaca a importância dessas ações para sensibilizar a população e proteger os direitos das crianças e adolescentes contra a exploração, especialmente durante o período festivo do Carnaval.
O Seas realiza busca ativa e abordagens nas ruas, identificando casos de trabalho infantil, violência e exploração sexual, além de prestar orientações e facilitar o acesso aos serviços sociais e políticas públicas.
Para acionar as equipes, os contatos podem ser feitos pelos telefones 19 99446-4389 / 99705-4663, ou através do Disque 100, além dos números dos Conselhos Tutelares: 19 3422-9026 / 3421-8962 ou 3435-4646.
Imagem Reprodução/Carnaval em SP