Cidade de São Paulo registra temperaturas negativas
Nesta sexta-feira (19), a Região Sudeste voltou a amanhecer com temperaturas congelantes nas áreas de maior altitude, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em estações meteorológicas da Serra da Mantiqueira, os termômetros registraram temperaturas abaixo de zero nas primeiras horas do dia.
O frio intenso nos estados do Sudeste é fruto de uma massa de ar seco que cobre essa região do país. Nas áreas de maior altitude, o ar mais gelado escoa para as baixadas no processo de resfriamento noturno. A previsão, entretanto, é para tardes amenas nesta sexta-feira. Saiba mais sobre o frio intenso na região.
Estados do Sudeste amanhecem gelados neste dia 19
São Paulo foi um dos estados do Sudeste atingidos pelo frio na manhã desta sexta-feira. A estação automática particular na Vila Inglesa, em Campos do Jordão, apontou para uma temperatura mínima de -1,7ºC. Já no interior, as mínimas foram de 4,0ºC em Itapetininga e 4,4ºC em Extrema.
Na capital paulista, a madrugada desta sexta-feira também voltou a ser gelada. Segundo as estações do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), as temperaturas mínimas registradas na cidade foram de 6,9ºC na Capela do Socorro, 8,5ºC em Marsilac, 8,7ºC em São Mateus e 9,1ºC em Mauá.
No Rio de Janeiro, o frio intenso também marcou a madrugada e manhã de sexta. A estação que está instalada no Parque Nacional de Itatiaia registrou uma temperatura mínima de -4,3ºC. Enquanto isso, no dia de ontem, quinta-feira, 18, a estação apontou uma mínima de -6,9ºC.
Já no sul do estado de Minas, as três principais estações da Serra da Mantiqueira apontaram para marcas abaixo de zero. As temperaturas mínimas registradas pelos termômetros mineiros nesta sexta-feira foram de -4,9ºC na cidade de Delfim Moreira, -1,8ºC em Maria da Fé, além de -0,1ºC em Monte Verde.
Essas mínimas extremamente baixas e a formação de geadas são frutos do resfriamento noturno, aliado ao tempo muito seco, ao céu claro e ao vento calmo. No começo desta sexta-feira, por exemplo, o município mineiro de Delfim Moreira amanheceu com -5ºC e com o solo coberto de gelo.
Imagem: Reprodução/Prefeitura de Delfim Moreira