Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Chuvas no litoral de SP: cidades afetadas enfrentam problemas no mercado de trabalho

Neste começo de ano, as chuvas extremas no estado de São Paulo têm trazido muitos problemas para o mercado de trabalho de alguns municípios. Duas cidades do litoral paulista afetadas pelas chuvas estão sofrendo com cortes de postos de trabalho com carteira assinada, como mostram os números de março.

As chuvas que atingiram o litoral em fevereiro levaram o governo a liberar o saque de um valor para os trabalhadores dos municípios impactados. O desastre, que causou mortes, também cortou quase 250 vagas de emprego em uma cidade paulista. Saiba mais sobre os impactos das chuvas no mercado.

São Sebastião e Ubatuba são os municípios com mais cortes

Os temporais que, em fevereiro, atingiram cidades do litoral paulista estão provocando alguns problemas para o mercado de trabalho local. Em março, São Sebastião e Ubatuba, os municípios mais afetados pelas chuvas, passaram por um expressivo corte de vagas de trabalho com carteira assinada.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), monitorado pelo Ministério do Trabalho, São Sebastião encerrou, no mês seguinte às tragédias, 249 postos de trabalho formais e Ubatuba desligou outros 214 cargos.

As cidades de Bertioga e Ilhabela também foram atingidas pelos temporais e, agora, sofrem os impactos. Bertioga fechou 51 vagas de emprego e Ilhabela, 17. Já em Caraguatatuba, houve 21 desligamentos e em Guarujá, 48. No entanto, o número de novas contratações conseguiu superar o das demissões em março.

As chuvas extremas que passaram pelo litoral de São Paulo em fevereiro deixaram 65 pessoas sem vida, sendo 64 no município de São Sebastião e uma em Ubatuba. Por outro lado, as outras cidades também atingidas não registraram mortos, mas muitos moradores perderam suas casas na tragédia.

Depois dos estragos, o governo estadual liberou o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores desses municípios impactados pelas chuvas. No próximo dia 21 de maio, termina o prazo para os interessados fazerem a solicitação desses recursos disponibilizados.

Imagem: Reprodução/Folhapress