Cartão CNJP MEI: Saiba o que é e como emitir
O cartão CNPJ MEI é um documento que todo microempreendedor individual tem oportunidade de emitir e, em algumas situações específicas, ele pode até ser obrigatório para esse profissional. Seu nome oficial é “Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral” e conta com informações da sua empresa.
Vale ressaltar que há algumas diferenças entre o cartão CNPJ MEI e o certificado MEI, principalmente, no que se refere à linguagem e organização das informações apresentadas por cada documento. Saiba mais sobre esse cartão voltado aos microempreendedores individuais e veja como você pode emiti-lo.
Especialista aponta que vale a pena emitir o cartão
A contadora e vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, Ilan Renz, explica que “o cartão serve como um CPF, mas é da pessoa jurídica, que comprova que você tem uma inscrição como PJ”. Renz ainda complementa: “É para comprovar a vida e a veracidade da empresa.”
Segundo a especialista, é importante para o microempreendedor individual emitir esse documento, porque ele facilita processos que, em algum momento, exigirão o cartão. “Tenha o cartão baixado no celular, no computador ou, ainda, imprima e guarde o documento”, é a sugestão feita pela contadora.
A principal diferença entre o cartão CNPJ MEI e o certificado do MEI, também chamado de “Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI)”, são no que diz respeito à linguagem e organização. O cartão faz um compilado mais simples dos dados, como data de abertura e outros.
Uma das maneiras de emitir o documento é através da página “Consultas Pessoa Jurídica” no site do governo. Logo em seguida, você deve clicar em “Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral (Receita Federal)”, inserir o número do CNPJ do seu MEI e o cartão é emitido, podendo ser salvo como PDF.
Já pelo celular, você deve baixar o aplicativo do Governo Federal e, na página inicial, clicar em “outros serviços”. Siga na opção “Consulta CNPJ” e, no campo solicitado, insira o número do CNPJ, clique na opção “Sou humano” e, por fim, em “Consultar”. Assim, seu cartão é emitido e poderá ser salvo.
Imagem: Reprodução/Freepik