Carreira e filhos podem dar certo ao mesmo tempo? Veja o que diz pesquisa
Uma pesquisa recente do Money Times procura avaliar quais os impactos causados pelos filhos na vida profissional e se o trabalho influencia a decisão de ser pai ou mãe. O levantamento mostra que o profissional que não tem filhos percebe um impacto negativo maior da parentalidade em sua carreira.
Saiba mais sobre a pesquisa e a relação entre filhos e a vida profissional.
Histórias de colegas de profissão e amigos influenciam percepções
Segundo a pesquisa do Money Times, quem não tem filhos identifica um impacto negativo maior da parentalidade na maioria dos aspectos analisados. Enquanto 56% dos que não têm descendentes afirmam que ter filhos diminui as chances de promoção, o número é de apenas 39% entre pais e mães.
Isso pode ser explicado pelas histórias que são contadas por colegas de profissão e amigos, que acabam influenciando as percepções sobre o tema. Além disso, 46% dos profissionais que foram entrevistados apontam que a decisão de não serem pais ou mães foi determinada pelas suas carreiras profissionais.
Por outro lado, quem não tem filhos identifica que a parentalidade fortalece o desenvolvimento de algumas habilidades como a arte de ser multitarefas. Cerca de 90% dos profissionais sem crianças percebem essa habilidade nos colegas que são pais ou mães. Já 80% dos que têm filhos se veem assim.
Para além disso, a pesquisa também evidencia que os impactos são muito mais expressivos para as mulheres. Por volta de 30% das entrevistadas afirmaram que não foram contratadas ou promovidas por serem mães. Esse cenário, no entanto, não foi identificado pelos profissionais homens que participaram.
De acordo com os respondentes, as mães também são as principais responsáveis pela maioria das tarefas ligadas à parentalidade. No ponto de vista dos pais, 54% acreditam que o cuidado dos descendentes é compartilhado igualitariamente. Já na visão das mães, isso é considerado verdade para menos de 40%.
Imagem: Reprodução/Pexels