Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Arte feita por moradores de rua vira destaque em festival de SP

O Festival Pop Rua está acontecendo na cidade de São Paulo e visa fomentar produções artísticas que são feitas por pessoas em situação de rua de todo o Brasil. O evento ocorre por meio de uma parceria entre o Museu da Língua Portuguesa e o Sesc Bom Retiro, oferecendo comida, apresentações e mesas de debate.

Saiba mais sobre o festival que termina nesta sexta-feira (18).

Foco do evento é dar espaço para a arte feita por moradores de rua

Ricardo Branco de Vasconcellos, o Rico, é responsável pelo coral Uma Só Voz, que reúne pessoas em vulnerabilidade extrema. O grupo realizou sua apresentação no Festival Rua Pop, na última quinta-feira (17).

“A rua produz muita coisa sim. A rua produz pessoas solidárias, pessoas profissionais, artistas extraordinários, professores e potências estão ali. O que falta são festivais como esse. A realidade da rua é heterogênea. Mas, muitas vezes as políticas públicas não são pensadas para essa diversidade”, disse Rico.

Também se apresentou no festival o grupo Pagode na Lata, que reúne usuários, trabalhadores e ex-trabalhadores da região da Cracolândia, em São Paulo. Segundo Leonardo Lindolfo, integrante do grupo, a proposta é utilizar o dinheiro arrecadado nas apresentações para melhorar suas condições de vida.

“Com essa grana, vamos fazendo o projeto, conseguindo sobreviver e fazendo com que essas pessoas sejam vistas de outras formas. Com a ausência do Estado, que deveria fomentar isso, a sociedade civil se organiza e vai tentando promover essas ações de cultura e de arte”, explica Leonardo.

O festival oferece serviços para atendimento dessa população, almoços, shows musicais, apresentações artísticas e diversas mesas de debate. A ideia do evento é mostrar que muita produção cultural está sendo feita nas ruas de todo o Brasil, mas que esses artistas só estão precisando de uma oportunidade.

Imagem: Reprodução/Agência Brasil