Aeroporto de Guarulhos está abrigando imigrantes do Afeganistão à procura de abrigo; confira
Desde que o grupo Talibã retomou o poder do Afeganistão, diversas famílias estão abrigadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Na última semana, o número de refugiados cresceu e, no último domingo (13), o espaço estava abrigando 99 pessoas, sendo que 32 são crianças. Ao todo, há 12 famílias.
Saiba mais sobre a presença dos imigrantes afegãos nos corredores do aeroporto paulista.
Visto humanitário a esses imigrantes foi autorizado em 2021
Em nota, o Ministério da Justiça afirma que o acolhimento desses imigrantes acontece conforme o surgimento de novas vagas e destacou ainda que atrasos poderão ocorrer uma vez que não é possível prever quando eles chegarão.
Em 2021, o grupo Talibã retomou o controle do país depois da saída dos Estados Unidos, que ocupava o Afeganistão. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a região passa por um colapso na economia e na saúde, e o governo decidiu proibir a presença de mulheres no ensino superior.
Desde então, os afegãos estão fugindo do país em busca de melhores condições de vida e o Brasil é um dos destinos. De acordo com os dados do Sistema de Tráfego Internacional da Polícia Federal, entre janeiro de 2022 e abril deste ano, foram mais de seis mil imigrantes buscando refúgio em solo brasileiro.
A quantidade de imigrantes no Brasil aumentou desde setembro de 2021, quando o país decidiu conceder visto humanitário para os afegãos. Com o crescimento do fluxo migratório, os abrigos foram sendo ocupados e, por isso, os novos afegãos estão aguardando no aeroporto por novas vagas.
Um dos momentos mais complicados para essas famílias se deu em junho deste ano, quando esses imigrantes foram atingidos por um surto de sarna. Depois do caso, esses afegãos foram transferidos para a Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, no município de Praia Grande, no litoral de São Paulo.
Imagem: Reprodução/Estadão