Empego nos EUA: Veja áreas que mais contratam brasileiros
O número de brasileiros que solicitaram o green card nos Estados Unidos (EUA) aumentou significativamente em 2023, atingindo um recorde histórico de 48,9%. Segundo dados do governo americano, foram registrados 10.690 pedidos de visto de residência permanente, colocando o Brasil como o quarto país com maior demanda, atrás apenas da Índia (64,7 mil), China (25,7 mil) e Filipinas (14,1 mil).
No mesmo ano, o Brasil obteve 5.315 aprovações (49,7%) de green cards de trabalho, em comparação com as 5.455 aprovações de 7.179 pedidos (75,9%) em 2022. Nesse cenário, confira a seguir as principais áreas que contratam esses imigrantes.
Áreas com Maiores Índices de Empregados Brasileiros nos EUA
Rodrigo Costa, CEO da Viva América, especializada em imigração para os EUA destaca que a formação de mestres, doutores e pós-graduados no Brasil aumentou significativamente nos últimos 20 anos, resultando em uma fuga de cérebros para os EUA.
A escassez de trabalhadores nos EUA, especialmente em setores como engenharia, TI e saúde, tem levado empresas a contratarem estrangeiros para preencher suas vagas.
Assim, Costa identifica oportunidades para profissionais brasileiros em setores como engenharia, TI, saúde, finanças, pesquisa, educação e marketing. Ele ainda destaca a dedicação e adaptabilidade dos profissionais brasileiros, sendo reconhecidos por sua inventividade.
Aumento Histórico: Número de Brasileiros Buscando o Green Card nos EUA Cresce 48,9% em 2023
De acordo com o governo dos EUA, a maioria das petições brasileiras (8.558) refere-se aos vistos EB-1 e EB-2, destinados a profissionais com habilidades acima da média. Costa ressalta que há um limite anual para vistos EB emitidos pelos EUA, e em 2023 esse limite foi de 197 mil, inferior aos 281 mil de 2022.
Ele enfatiza a importância de analisar as aprovações brasileiras em relação ao total de vistos EB disponíveis, indicando um aumento na participação brasileira nesse cenário.
Quanto se é necessário para obter um green card?
Quanto ao processo de obtenção do green card, Costa aconselha a pesquisa e o planejamento, incluindo consultas a escritórios de advocacia. Ele enfatiza a necessidade de um investimento seguro, aproximadamente US$ 20 mil, e a importância de se preparar financeiramente para os primeiros meses nos EUA, recomendando um valor em torno de US$ 30 mil.
Imagem: wirestock/Freepik