Como funciona o trabalho voluntário de protetores de animais? Entenda
No Brasil, estima-se que aproximadamente 30 milhões de animais vivam em situação de rua, conforme levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2012. No entanto, o trabalho voluntário dos defensores dos animais tem como objetivo reduzir esse número, promovendo cuidado e amor. Saiba mais!
Dedicação voluntária: defensores de animais trabalham incansavelmente para reduzir o número de animais de rua no Brasil
Em Cedral (SP), Núbia Ferreira de Oliveira, uma defensora dos animais desde sempre, compartilha sua casa com 12 gatos e quatro cães resgatados das ruas.
“A proteção animal não é uma escolha. Simplesmente vemos um animal indefeso, em situação de vulnerabilidade e abandono, e fazemos a nossa parte. Porque o amor é muito maior, fazemos o que é necessário por quem abandonou: cuidar, amar e zelar”, explica Núbia.
O amor pelos animais é uma tradição familiar para Núbia, já que sua mãe também está envolvida no cuidado de animais de estimação. Uma dessas histórias envolve o Davizinho, que, inicialmente, pertencia à vizinha, mas acabou sendo adotado pelas protetoras.
“Ele estava magrinho, vinha comer, e decidimos castrá-lo. A vizinha autorizou que ficássemos com ele, daí o nome Davizinho. Agora, ele é nosso”, conta Maria Lúcia Ferreira, mãe de Núbia.
Juntas, mãe e filha têm experiências emocionantes de resgate de animais, como um evento especial no Natal. Núbia lembra que sentiu que o resgate tinha um propósito maior, pois Deus conhecia seu coração e sabia que não conseguiria deixar o animal ali.
O trabalho voluntário dos defensores de animais é crucial para evitar o aumento de atropelamentos de cães e gatos, que se deslocam em busca de comida. Desde o início da pandemia, um hospital veterinário em São José do Rio Preto (SP) observou um aumento significativo no número de abandonos, sobrecarregando os recursos disponíveis.
Com o apoio do poder público e de parceiros, os defensores dos animais continuam a se dedicar a retirar os animais das ruas. Letícia da Silva Merici, por exemplo, alugou uma casa para abrigar 67 gatos e quatro cães, visando proporcionar a eles um lar amoroso e cuidados adequados.
Imagem: Reprodução/Freepik