Famoso banco realiza demissão em massa de funcionários
O banco digital Neon realizou uma demissão em massa de aproximadamente 180 a 200 funcionários de diversas áreas durante a terça-feira. De acordo com informações de profissionais da empresa, as áreas mais atingidas foram tecnologia, produtos e design.
Alguns ex-colaboradores compartilharam suas experiências de demissão no LinkedIn, divulgando um documento com os contatos de outros profissionais afetados pelos cortes, também conhecidos como “layoffs”.
Demissão em massa no banco digital Neon
Em resposta ao questionamento do Valor Investe, o Neon divulgou um comunicado explicando os motivos por trás das demissões. A empresa alegou ter realizado os ajustes necessários em seu quadro de funcionários, visando a eficiência operacional e o alinhamento com suas metas de negócios.
Para minimizar o impacto sobre os funcionários dispensados, o Neon anunciou que oferecerá a extensão do plano de saúde, apoio psicológico e assessoria para recolocação profissional até o final do ano, juntamente com os itens necessários para o trabalho remoto. A empresa justificou que essa decisão, embora difícil, foi fundamental para preservar a sustentabilidade de seus negócios.
As demissões em massa não são um fenômeno isolado, visto que várias fintechs e empresas de tecnologia passaram por processos semelhantes desde o ano passado. Isso se deve, em parte, ao aumento da demanda por produtos digitais durante a pandemia, que levou essas empresas a expandir suas equipes e criar novas áreas.
No entanto, com a diminuição da demanda e o aumento das taxas de juros, muitas empresas tiveram que se adaptar.
O aumento das taxas de juros afeta negativamente as empresas de tecnologia, particularmente as consideradas “empresas de crescimento”, que dependem de investimentos contínuos para progredir. Com juros mais altos, os fluxos de caixa futuros têm menos valor presente, impactando o valor de mercado dessas empresas.
Assim, o Neon junta-se a outras empresas que enfrentaram a necessidade de ajustar suas operações em um cenário econômico desafiador e volátil.
Para mais matérias e novidades, confira nosso site!
Imagem: Reprodução/People Images