Estado de São Paulo se prepara para temperaturas recordes, alerta Defesa Civil
Os termômetros podem atingir valores recordes na cidade de São Paulo, com a média histórica prevista de 37,1 °C, neste sábado (30), de acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do estado.
A última vez que uma temperatura máxima histórica foi registrada ocorreu em 17 de outubro de 2014, quando os termômetros marcaram 37,8 °C, estabelecendo um recorde absoluto.
Onda de Calor em São Paulo
Outras cidades do estado de São Paulo também podem enfrentar temperaturas máximas recordes, como Araçatuba, que em 12 de setembro chegou a registrar 37,4 °C e pode chegar aos 41 °C. Já no dia 13 de setembro, Bauru teve uma média de 36,9 °C e, nesta semana, a temperatura pode atingir os 40 °C.
Em Presidente Prudente, também no dia 13 de setembro, a temperatura atingiu 36,9 °C e, durante esta semana, os termômetros podem alcançar os 41 °C.
A previsão para o Vale do Paraíba é de temperaturas máximas em torno de 37 °C neste final de semana, enquanto que, em Taubaté e Guaratinguetá, os termômetros podem marcar 38 °C.
Motivos para a elevação das temperaturas
Essa onda de calor está se estabelecendo sobre o estado de São Paulo devido à influência de uma forte massa de ar quente e seco, combinada com um sistema de alta pressão que está se formando na região. Isso está criando um bloqueio atmosférico que mantém o tempo quente e seco até o final da estação do inverno, que se encerra neste sábado (23).
Esse fenômeno também é resultado de uma significativa redução nos níveis de umidade do ar em várias regiões. Como exemplo, em áreas como a Região Metropolitana da Capital, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Baixada Santista, os índices de Umidade Relativa do Ar devem ficar abaixo de 30%.
Já nas Regiões de Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto, os índices podem chegar a níveis críticos, abaixo dos 20%.
Cuidados necessários
Dada essa situação, é altamente recomendado que as pessoas se mantenham hidratadas, bebam bastante água e se protejam do sol. É aconselhável evitar atividades físicas ao ar livre nos momentos mais críticos do dia e utilizar soro para os olhos e o nariz.
Além disso, é importante não provocar incêndios em áreas de vegetação seca e não descartar bitucas de cigarro nas margens das rodovias, uma vez que isso pode causar incêndios de grande proporção e constituir um crime ambiental.
Para mais matérias e novidades, confira nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik