Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Tráfego em São Paulo alcança níveis críticos em horários de pico da tarde; confira

Na tarde de quinta-feira (14), São Paulo experimentou um nível de congestionamento significativo, marcando o pior tráfego do último mês para o horário das 14h, sob chuva que afetou a capital paulista. Os dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) indicaram que a cidade estava enfrentando 642 quilômetros de congestionamento em sua malha viária.

Embora o tráfego estivesse acima da média dos últimos meses para esse horário, ainda estava aquém dos níveis observados nos horários de pico. A última vez que São Paulo enfrentou tal nível de congestionamento às 14h foi em 13 de agosto, um domingo de Dia dos Pais, quando foram registrados 548 quilômetros de lentidão.

São Paulo Registra Maior Congestionamento do Mês em Meio à Chuva

Durante os horários de pico, a cidade frequentemente testemunha congestionamentos que ultrapassam os 700 quilômetros de extensão nos últimos meses, tipicamente entre 18h e 19h.

Curiosamente, as quintas-feiras se firmaram como o dia mais problemático em termos de trânsito em São Paulo, três anos após o início da pandemia de covid-19. O alívio do congestionamento nas sextas e segundas-feiras tornou-se uma tendência desde o ano passado.

O jornal Folha já havia observado essa mudança em maio de 2022, quando a média de tráfego permanecia abaixo dos níveis pré-pandêmicos, mas a redução era mais significativa às segundas e sextas-feiras, devido ao aumento do teletrabalho.

Este ano, essa tendência se consolidou, com as quintas-feiras superando as sextas como o pior dia da semana para os motoristas, apresentando uma diferença média de 16 quilômetros a mais de congestionamento em toda a cidade.

Apesar disso, a média geral de congestionamento na cidade ainda está 30% abaixo dos níveis pré-pandemia, sugerindo que as áreas residenciais ainda têm menos tráfego de veículos, mesmo que as grandes avenidas tenham retornado ao congestionamento.

A métrica utilizada para avaliar o congestionamento leva em consideração os aproximadamente 20 mil quilômetros de ruas e avenidas na cidade de São Paulo. A CET adotou oficialmente essa metodologia em parceria com o aplicativo Waze desde março, substituindo o índice de lentidão que antes considerava apenas um conjunto de 868 quilômetros de vias.

Para mais matérias e novidades, confira nosso site!

Imagem: Reprodução/Unsplash