Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Obra de R$ 60 milhões é anunciada pela Prefeitura de São Paulo

No final de agosto, a Prefeitura de São Paulo anunciou a abertura de uma licitação destinada à reabilitação estrutural do Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, situado no coração da cidade. O projeto está orçado em R$ 60,3 milhões e tem um prazo de 18 meses para sua conclusão após a emissão da ordem de serviço.

As intervenções planejadas para o elevado foram delineadas após uma minuciosa inspeção técnica. Essas intervenções incluem reparos profundos, tratamento de fissuras, limpeza e desobstrução, recuperação do pavimento, remoção de detritos e vegetação, além do tratamento do concreto.

Recuperação Estrutural do Minhocão em São Paulo

A empresa de engenharia escolhida para a execução da obra será anunciada em 20 de setembro e o projeto abrangerá toda a extensão do elevado, que tem aproximadamente 2,5 quilômetros, abrangendo também os acessos. Importante ressaltar que as intervenções têm foco estrutural e não estão diretamente relacionadas ao uso do espaço para atividades de lazer.

Em um relatório de 2022 elaborado por uma empresa de engenharia contratada pela prefeitura, foram identificadas diversas patologias no Minhocão, tais como exposição e corrosão da armadura (a estrutura metálica que sustenta o viaduto), desprendimento de partes do concreto, problemas de umidade e drenagem, entre outros.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre possíveis bloqueios no trânsito e impactos na abertura do Minhocão para pedestres durante a noite e nos fins de semana. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orienta que as intervenções nas faixas de rolamento ocorram, preferencialmente, entre as 21 horas e as 5 horas, a fim de minimizar os impactos no tráfego de veículos.

Essa obra faz parte de um amplo programa de recuperação de pontes e viadutos. De acordo com um balanço de agosto da administração de Ricardo Nunes (MDB), 58 obras semelhantes estão em andamento, com pelo menos 47 em processo de licitação e contratação.

Essa mobilização está ocorrendo, pois, em 2018, um incidente envolvendo o desabamento de um viaduto na Marginal do Pinheiros chamou a atenção para a necessidade de manutenção dessas estruturas.

Confira outras matérias e novidades em nosso site!

Imagem: Reprodução/Money Times