Metrô que vai até Guarulhos e outros corredores de ônibus em SP vão receber grande investimento do Governo
Na última semana, no Rio de Janeiro, o Governo Federal lançou o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos de R$ 371 bilhões para os próximos quatro anos em diferentes setores. A área dos transportes do estado de São Paulo também receberá verbas federais.
Saiba quais serão os investimentos feitos no transporte paulista através do novo PAC.
Metrô e ônibus são alguns dos modais que receberão investimentos do governo
Por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as ferrovias paulistas receberão investimentos para a realização de 10 obras com eixos em São Paulo ou que o estado é rota, como é o caso da Malha Norte, que segue até Minas Gerais.
Já em relação ao transporte de passageiros, o Trem InterCidades, que vai de São Paulo a Campinas, será beneficiado com os investimentos do novo PAC. O projeto é do governo estadual, mas já foi repassado ao Palácio do Planalto.
Diversos corredores de ônibus também serão contemplados pelas verbas do novo PAC, como, por exemplo, os BRTs em Campinas, Guarulhos, Sorocaba e Diadema. Confira trechos que receberão investimentos do programa:
- Corredor Barueri-Osasco-Carapicuíba-Jandira da EMTU;
- Corredor de ônibus em Campinas;
- Corredor ABC em Diadema;
- Corredor de ônibus em Guarulhos;
- Corredor de ônibus em Ribeirão Preto;
- BRT em Sorocaba.
Por fim, em relação ao metrô, os investimentos do programa deverão auxiliar na conclusão da Linha 2-Verde, entre a Vila Prudente e a Penha, e também na sua ampliação até o município de Guarulhos. A Linha 9-Esmeralda até Varginha também deve ser concluída.
O lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi feito no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (11). O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula de Silva (PT) e diversos governadores de todo o país, como o líder do executivo paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Imagem: Reprodução/g1