Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Preço médio de aluguéis em julho enfraqueceram em SP

O preço dos alugueis na cidade de São Paulo está experimentando uma desaceleração em seu aumento, de acordo com um estudo conduzido pelas empresas Quinto Andar e Imóvel Web. Nos últimos 12 meses, houve um aumento acumulado de 11,62%, o menor desde maio de 2022.

No mês de julho, o valor médio do aluguel atingiu R$ 58,61 por metro quadrado, representando um aumento de 0,42% em comparação com junho. Thiago Reis, gerente de dados da Quinto Andar, destaca que após 24 meses consecutivos de aumentos em São Paulo, está ocorrendo uma desaceleração mês a mês.

Desaceleração dos Preços de Alugueis e Variações por Dormitórios

O estudo combina informações de preços de anúncios e contratos fechados das duas plataformas, que se uniram para realizar a pesquisa, anteriormente realizada exclusivamente pela Quinto Andar.

Entre os bairros mais valorizados da capital nos últimos 12 meses, estão Alto da Lapa, Parque Novo Mundo, Lapa, Vila Madalena, Bom Retiro, Perdizes, Água Fria, Pinheiros, Santo Amaro e Jardim América, todos apresentando os metros quadrados mais caros.

Em contrapartida, Jardim Europa e o Centro registraram as maiores quedas, com desvalorizações de 2,9% e 1,7%, respectivamente, no mesmo período. Um total de 26 dos 105 bairros monitorados apresentaram reduções.

Além de analisar a média de preços na cidade, o estudo também examinou a variação de valores por número de dormitórios. Notou-se uma tendência de acomodação nos valores de apartamentos de um dormitório, que tiveram um aumento significativo após o período pós-pandemia em 2022.

“Ano passado, houve uma demanda considerável por apartamentos pequenos devido ao retorno ao trabalho presencial, o que impulsionou os preços”, explica Reis. “Agora, estamos observando uma diminuição na popularidade desse tipo de imóvel.”

Em julho, o aluguel médio para imóveis de um dormitório variou entre 1.555 e 1.690 reais. Para aqueles com dois dormitórios, os preços mensais ficaram em torno de 2.000 a 2.190 reais. Já imóveis de três dormitórios tiveram um valor médio entre 2.600 reais e 2.840 reais.

Imagem: wirestock/Freepik