Pesquisa revela os carros mais roubados em São Paulo em 2023
De acordo com dados divulgados recentemente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o Gol conquistou o título de carro mais roubado em 2023 na capital paulista. O veículo da Volkswagen liderou as estatísticas de furto e roubo, desbancando outros modelos populares que costumavam ocupar o topo dessa lista.
Os números revelam uma preocupante tendência, uma vez que o Gol foi alvo de 2.500 ocorrências de furto e roubo somente nos primeiros seis meses deste ano. Isso representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, indicando uma escalada da criminalidade no roubo desse modelo em particular. Leia mais!
Aumento preocupante: Gol lidera ranking de carros mais roubados em São Paulo em 2023
O segundo lugar no ranking ficou com o Uno, da montadora Fiat, que registrou 2.100 ocorrências de furto e roubo. Na terceira posição, temos o Corolla, da Toyota, com 1.800 casos relatados. Os modelos mais roubados são aqueles que possuem grande demanda no mercado de peças usadas, o que facilita a rápida desmontagem e comercialização das partes.
As autoridades de segurança estão trabalhando incansavelmente para combater essa onda de crimes. Operações especiais têm sido realizadas em áreas com maior incidência de roubos de veículos, além de investimentos em tecnologia para melhorar a eficácia do combate aos criminosos.
A recomendação é que os proprietários de veículos redobrem a atenção ao estacionar e ao deixar seus carros desacompanhados, evitando locais de pouca movimentação e sem sistemas de segurança. Além disso, é essencial adotar medidas de proteção como o uso de dispositivos antifurto, como alarmes e travas, além do rastreamento veicular.
Confira abaixo a lista dos 10 carros mais roubados em São Paulo no primeiro semestre de 2023:
- Volkswagen Gol;
- Fiat Uno;
- Toyota Corolla;
- Chevrolet Onix;
- Ford Ka;
- Hyundai HB20;
- Fiat Palio;
- Renault Sandero;
- Honda Civic;
- Chevrolet Prisma.
A população e as autoridades esperam que esses números alarmantes sejam revertidos em breve. Enquanto isso, é imprescindível que os proprietários de veículos adotem medidas preventivas para evitar serem vítimas desses crimes e auxiliem no combate à criminalidade.
Imagem: Freepik/Reprodução