Conselheiro de empresas: o que faz e como ingressar na área
Ser integrante do conselho consultivo, administrativo ou fiscal de uma corporação é uma meta de diversos profissionais experientes e com atuação relevante em suas funções. É uma opção para aqueles que estão se afastando da liderança.
Por um lado, o interesse nos conselhos é positivo porque indica um interesse em continuar aprendendo. Mas, por outro lado, é importante observar quais os critérios que estão sendo utilizados para formar esses conselheiros.
Saiba o que faz esse profissional e como se tornar parte do conselho.
O que faz um conselheiro de empresas?
Em primeiro lugar, é fundamental entender que esse profissional não pode ser conivente com os donos da companhia ou com aqueles responsáveis pela sua indicação ao conselho. O bom conselheiro é o que se debruça sobre os assuntos, faz análises e questionamentos, veta decisões e sempre se posiciona.
Nesse sentido, esse profissional é voltado para aqueles que são mais experientes, mas não é um cargo mais tranquilo e livre de responsabilidades. Vale lembrar que a reputação de uma empresa, muitas vezes, está relacionada com a atuação do seu conselho.
Como ingressar no conselho da empresa?
É fundamental que esse profissional seja diligente e busque sempre defender os valores da organização para a qual está trabalhando e não os próprios interesses ou dos seus chefes. Além disso, para se tornar conselheiro, é necessário estar interessado em continuar aprendendo e evoluindo em sua área.
Antes de assumir sua cadeira no conselho, lembre-se que esse profissional não deve ser popular ou parcial, mas justamente o contrário. Sua função será dar voz ao maior número de pessoas que não estejam ligadas à tomada de decisões da empresa, mas que serão impactadas por elas.
Vale ressaltar que você não precisa concordar com os demais, mas sim defender os interesses da companhia, mesmo que seja minoria entre seus colegas de conselho.
Imagem: Reprodução/Freepik