O que fazer quando sua carreira profissional estiver “estacionada”
Muitas vezes nos deparamos com momentos em que sentimos que nossas carreira estão estagnadas, que não estamos avançando. Enquanto nossos colegas parecem progredir rapidamente, nós não recebemos promoções ou aumentos há anos.
Existem diversas razões que podem contribuir para essa situação, como a falta de oportunidades na empresa ou a estagnação causada por crises econômicas. No entanto, também é importante considerar os fatores internos que podem estar nos limitando.
Barreiras psicológicas, como a falta de confiança em nós mesmos, medos infundados, pensamentos negativos recorrentes, preocupações com a idade, medo do fracasso ou a sensação de não possuirmos as habilidades necessárias para alcançar nossos objetivos, podem nos impedir de avançar em nossa carreira.
Superando a estagnação na carreira: ação e mudança de mentalidade
Esses pensamentos tóxicos criam uma autossabotagem que limita nosso potencial profissional. Quando já nos sentimos inseguros e preocupados em ser demitidos, qualquer obstáculo que encontramos aumenta nossas dúvidas e nos paralisa.
O medo de falhar pode nos impedir de tomar decisões e avançar em direção aos nossos objetivos. Permitimos que os pensamentos negativos nos consumam, o que leva à ansiedade e à insegurança. Começamos a duvidar de nossas habilidades e acreditamos que o sucesso é apenas para os outros, não para nós.
Nesse caso, devemos começar imediatamente a redirecionar nossa carreira e decidir o que realmente desejamos fazer. Para isso, é útil anotar as metas e os passos necessários para alcançá-las. Isso cria uma motivação para executar o plano estabelecido e seguir em uma nova direção.
Uma abordagem prática para impulsionar a carreira é agendar uma reunião com o chefe ou com o setor de recursos humanos da empresa. Com isso, é preciso discutir possíveis promoções, aumentos ou cargos mais altos com base no desempenho e na superação das expectativas.
Isso porque é importante descobrir as oportunidades de crescimento dentro da organização, pedir por tarefas e responsabilidades que possam impulsionar a carreira, além se informar sobre programas de capacitação digital ou de mentoria que possam ajudar a adquirir habilidades relevantes e, assim, sentir que enfim a carreira voltou a progredir.
Imagem: Reprodução/Freepik