Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Falta de reconhecimento no trabalho é um dos principais motivos de demissão

De acordo com o relatório FIA Employee Experience de 2020, cerca de 27% das demissões ocorrem devido à falta de reconhecimento no ambiente de trabalho. Isso destaca a importância de os gestores dedicarem tempo ao desenvolvimento dos talentos.

E o método RH 5.0 busca contornar isso ao valorizar os colaboradores e tornar o departamento de Recursos Humanos mais estratégico e centrado no bem-estar da equipe, reduzindo a burocracia através da tecnologia após a digitalização do setor.

Para isso, o RH 5.0 baseia-se em quatro princípios: desenvolver uma cultura organizacional segura, valorizar a experiência do colaborador, automatizar processos burocráticos e melhorar a comunicação interna.

Revalorizando os colaboradores e otimizando a gestão com a tecnologia

A adoção de um sistema de Gestão do Capital Humano (HCM) simplifica processos burocráticos, assumindo a responsabilidade pela carga dos dados necessários.

Enquanto que a digitalização dos processos permite que os gestores priorizem o bem-estar dos colaboradores, otimizando o tempo para se preocupar com o bem-estar pessoal, da equipe e com os resultados da empresa.

Além disso, estabelecer metas usando a metodologia SMART é uma estratégia amplamente utilizada no RH.

“Ao investir em um sistema de HCM, a empresa conta com um parceiro de negócios que cuida das tarefas burocráticas, permitindo que o gestor se concentre no que é mais importante: os colaboradores”, comenta o CEO da Nexti.

O RH 4.0 colocou a tecnologia como protagonista no desenvolvimento do setor de Recursos Humanos. Agora, a nova tendência é combinar tecnologia e humanização, permitindo que trabalhem em conjunto para o desenvolvimento das organizações e das pessoas.

Uma gestão simplificada e operacional da força de trabalho mantém os princípios dos “3RH”: relevância, responsabilidade, resiliência e humanização.

“A tecnologia vem mudando centenas de setores e chegou tornando o futuro do RH em digital. Os HCM’s fazem uma conexão única entre os colaboradores e as empresas”, conclui o CEO.

Imagem: Reprodução/Freepik