Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Referências de emprego são ruins para o mercado de trabalho?

Um dos momentos mais tensos da vida laboral contemporânea é quando você recebe um pedido para recomendar um profissional que você nunca avaliou. Essa situação acaba escancarando um dos maiores problemas das referências profissionais: não há possibilidade de saber até que ponto elas são confiáveis.

Descubra se referências de emprego são prejudiciais para o mercado de trabalho.

Apesar de nem sempre confiáveis, referências são positivas

Ao escrever ou ler uma carta de referência, qualquer um percebe a diferença entre uma que explica o motivo de um candidato ser perfeito para a função e outra que, veladamente, pede para que se tenha cautela. Isso leva a um dos problemas das referências: um longo histórico de serem pouco confiáveis.

No entanto, apesar dessa condição, pesquisas estão revelando que essa ferramenta ainda é positiva para o mercado. Isso, porque, geralmente, o candidato escolhe quem escreve sua carta de recomendação e esse responsável teme um processo judicial, caso indique questões que sejam prejudiciais ao profissional.

Mesmo que existam poucas pesquisas a respeito, um estudo de 1980 evidencia que referências feitas para pessoas com direito de vê-las eram mais positivas do que as confidenciais. Além disso, quando uma empresa quer dispensar seu funcionário, acaba escrevendo cartas bastante entusiásticas a seu respeito.

É por esses motivos que as companhias estão contratando empresas de inteligência para verificarem se um candidato faz jus às recomendações em seu favor. Isso, principalmente para cargos com salários muito elevados, uma vez que para substituí-lo depois seria necessário pagar até 200% de seu salário.

No entanto, a maioria das empresas não têm recursos para contratar investigadores e acabam realizando suas próprias checagens. Nesse sentido, mesmo que com problemas, as referências não vão desaparecer no curto prazo. Portanto, sempre peça recomendações a seu respeito para aqueles que conhece e em quem confia.

Imagem: Reprodução/Getty Images