Quer ser funcionário público? Saiba quais são os melhores cursos para você
Entre as principais vantagens de se tornar um servidor do Estado estão estabilidade, salários maiores do que os da iniciativa privada, além de tantos outros benefícios. No entanto, o processo para conquistar a tão almejada vaga no concurso e se tornar um funcionário público depende de tempo, estudo e dinheiro.
Desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já foi anunciada a realização de novos concursos com mais de 5,8 mil vagas efetivas. Tem interesse em tentar concorrer a uma dessas oportunidades, mas não sabe qual área escolher? Conheça os melhores cursos para o seu perfil.
Setor de Educação é um dos destaques em número de vagas abertas
A primeira área recomendada é a do Direito, que possibilita ao formando concorrer a vagas específicas e que possuem uma das maiores remunerações de toda a gestão pública. Algumas dessas oportunidades são para os cargos de Procurador e Promotor de Justiça, com remuneração superior a R$ 30 mil.
Caso você se dê bem com os números, poderá escolher a Economia, que também é uma das áreas mais bem remuneradas do funcionalismo público. Alguns dos cargos possíveis são de Auditores Fiscais, Analistas Tributários e Auditores de Contas, responsáveis por fiscalizar o recolhimento de impostos.
Além disso, vale pontuar que profissionais das Engenharias também têm vantagem em concursos da área fiscal, já que são estimulados a desenvolverem habilidades em matemática. Setores como planejamento urbano, infraestrutura, transportes, tecnologia e telecomunicações sempre possuem vagas disponíveis.
Já a área administrativa é uma das mais prioritárias, uma vez que a máquina pública precisa de profissionais para planejar e gerir projetos socioeconômicos, educacionais, ambientais, de saúde e segurança. As vagas estão distribuídas nas mais diversas instâncias, municipais, estaduais e federal.
Por fim, o setor de Educação é um dos que mais possui vagas disponíveis em concursos, tanto nos estados quanto nos municípios. Algumas das funções ofertadas são para professores, gestores escolares, pesquisadores e outras, que poderão trabalhar em escolas, universidades e secretarias da educação.
Imagem: Reprodução/Freepik