Redes sociais podem te ajudar a conquistar seu emprego dos sonhos; saiba como
De acordo com uma pesquisa da consultoria Page Outsourcing, o brasileiro é o cidadão que mais procura vagas de emprego nas redes sociais, em toda a América Latina. Isso ocorre porque, além de entretenimento ou fonte de notícias, as redes sociais também são excelentes formas de encontrar o emprego dos sonhos.
Nesse momento de tanta digitalização, manter sua vida profissional apenas off-line já é praticamente impossível, inclusive para os trabalhadores que já estão empregados. Portanto, no intuito de conseguir um emprego, confira algumas estratégias para impulsionar as redes sociais em busca desse objetivo.
Descubra 5 dicas para turbinar sua carreira com as redes sociais
Uma primeira recomendação é utilizar o Google Jobs, uma ferramenta que envia, gratuitamente, e-mails com oportunidades de trabalho na sua área de interesse. Para ativar essa função, você precisa estar conectado na sua conta Gmail, acessar o site e inserir palavras frequentes nas suas vagas de emprego.
As notificações também deverão ser utilizadas por aqueles que procuram um trabalho. No LinkedIn, por exemplo, você pode ativá-las usando o campo de pesquisa para procurar por oportunidades com o seu perfil profissional, selecionando a opção de busca “vagas” e clicando na função “alerta” para recebê-las.
Outra dica é acompanhar hashtags estratégicas para suas áreas de interesse nas diversas redes sociais como Twitter e TikTok. Portanto, lembre-se de seguir aquelas que estejam mais ligadas ao seu perfil ou mais abrangentes como #vagasdeemprego. Também siga perfis de sites que divulgam oportunidades.
Também vale destacar a importância de seguir, nas redes sociais, as empresas em que você gostaria de trabalhar. Aproveite as chances de interagir com profissionais da sua área de interesse porque poderá receber dicas. Comentar nas postagens da companhia e compartilhar seus conteúdos é fundamental.
Por fim, uma última recomendação é investir em grupos de afinidade digital, ou seja, nos espaços em que são compartilhadas oportunidades de emprego. A principal dica é segmentar a pesquisa desses grupos por localidade, cursos e áreas de atuação para evitar ficar com o seu feed lotado de posts desinteressantes.
Imagem: Reprodução/Freepik