Como tornar seu trabalho presencial mais flexível? Veja dicas
Depois da pandemia, algumas empresas voltaram a exigir que seus funcionários trabalhassem no modelo presencial. Nesse sentido, uma dúvida que surge é se para esses colaboradores ou para aqueles que precisam atuar presencialmente por causa da sua função, há uma forma de conseguir maior flexibilidade.
Um estudo do Gallup mostra que os profissionais estão em busca de horários mais flexíveis e maior autonomia no ambiente de trabalho mesmo que presencial. É por isso que o instituto de pesquisa ouviu empregadores para entender quais os principais tipos de flexibilidade que são oferecidos no mercado.
Confira dicas para levar flexibilidade ao seu trabalho presencial
De acordo com a pesquisa do instituto Gallup, esses são os 10 tipos de flexibilidade ofertados:
- Trabalhar remotamente um pouco do tempo
- Trabalhar em múltiplas localidades
- Semanas de trabalho de 4 dias trabalhando 10 horas por dia
- Semanas de trabalho de 3 dias trabalhando 12 horas por dia
- Horários flexíveis de entrada e saída
- Escolha de quais dias trabalhar na semana
- Escolha para fazer seu horário de trabalho
- Turnos mais curtos
- Mais tempo off remunerado ou mais tempo de férias
- “Dress code” informal
A partir dessa lista, o instituto perguntou a 5.700 funcionários americanos que trabalham presencialmente quais eram os tipos mais oferecidos. A resposta mais frequente foi o “dress code” informal (55%), seguida por horários flexíveis de entrada e saída (33%), além de escolha para fazer seu horário de trabalho (31%).
De acordo com Jim Harter, cientista-chefe de gestão do ambiente de trabalho e bem-estar do Gallup, um aspecto que a pesquisa mostrou foi que aqueles que possuem uma semana de trabalho com apenas quatro dias apontaram para um menor desengajamento e maior bem-estar geral no espaço profissional.
Ele explica que a jornada mais curta “reduz a chance de que o trabalho seja percebido como miserável, o que aumenta a oportunidade de prosperidade”. Harter conclui que “isso sugere que uma semana de trabalho de quatro dias pode trazer vantagens para quem não tem opções de trabalho remoto.”
Imagem: Reprodução / Freepik