Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Orçamento financeiro: saiba o que é e para que serve

Quando estamos em uma situação financeira de não endividamento, é comum que pensemos que isso basta para garantirmos uma boa saúde do orçamento financeiro. Para saber se seguimos o caminho certo, podemos nos perguntar: por quanto tempo manteríamos nossa qualidade de vida sem a renda atual?

Se sua resposta para essa pergunta for menos de seis meses, deverá ligar um sinal de alerta para que se atente à construção de uma reserva financeira. Isso pressupõe um valor acumulado que lhe dará maior segurança para deixar suas contas em dia caso sua renda mensal diminua ou até desapareça no futuro.

Entenda qual a importância de uma reserva financeira

Vale ressaltar que não há problema caso você ainda não tenha essa reserva. No entanto, a principal questão é quando não possuímos um plano elaborado para alcançarmos nossos objetivos e começamos a agir como se a nossa condição financeira já nos permitisse manter um determinado estilo de vida.

Pesquisas estão evidenciando que, com pequenas ações, já podemos reduzir em até 30% os gastos mensais. Evitar desperdiçar comida, fazer listas antes de ir ao supermercado, comprar em atacadões o que for perecível, além de lavar roupas em quantidades maiores e menos vezes são alguns exemplos.

Como forma de ajudar na elaboração desse planejamento, é importante que seu orçamento financeiro siga a seguinte ordem: o valor da sua renda líquida mensal, o quanto você irá guardar para seus sonhos e qual o seu padrão de vida. Não se esqueça de acompanhar o cumprimento do orçamento semanalmente.

Além disso, vale lembrar que a diminuição da sua renda deve ser gradual, já que, em um primeiro momento, será difícil manter seu padrão de vida com menos capital. Por fim, não espere sobrar algum dinheiro para poupar, então reserve esses valores no momento em que receber seu crédito na conta.

Imagem: Reprodução/Freepik