Proteja sua empresa: veja dicas de como escapar de fraudes e golpes
Segundo o último levantamento da Serasa Experian, 34% das pequenas e médias empresas brasileiras não têm tecnologias antifraude, o que é extremamente preocupante em um país com alto volume de golpes e ciberataques. Além disso, sofrer com esses problemas pode trazer uma série de malefícios.
Adriano Volpini, Diretor de Prevenção a Fraudes do Itaú, afirma que “para evitar esses problemas, é preciso atrelar a incorporação de novas tecnologias aos investimentos em educação e à formação de uma cultura de segurança digital”. Nesse sentido, conheça algumas dicas para escapar de fraudes e golpes.
5 recomendações para evitar ciberataques
Uma primeira dica é utilizar um sistema antifraude com o objetivo de automatizar a análise do comportamento de compra dos clientes, determinando graus de riscos sobre as transações e identificando atividades suspeitas. Além disso, faça pentests (ou testes de vulnerabilidade) e auditoria nos sistemas com frequência.
Outra recomendação é atualizar os pacotes de software e servidores para não deixar a infraestrutura de tecnologia da empresa exposta a possíveis fraudes e golpes. Nesse sentido, não fique esperando o momento do vencimento ou de menos fluxo de trabalho para realizar esses procedimentos.
Para além disso, lembre-se de utilizar senhas fortes com pelo menos 9 a 10 caracteres, letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Também pode ser necessário exigir que seus clientes façam o mesmo. Lembre-se de não anotar as senhas em papéis avulsos ou compartilhar com outras pessoas.
Uma outra dica é ter controle ao acesso digital e físico da empresa, garantindo que apenas parceiros e colaboradores possam acessar os sistemas, diminuindo os riscos de um ataque se espalhar rapidamente. A segurança física da companhia também é essencial, então, mantenha os terminais em locais seguros.
Por fim, uma última recomendação é adotar gateways de pagamentos, levando os processos digitais para fora do site da empresa, em plataformas com alto nível de segurança para gerenciar dados confidenciais. Além disso, esses gateways reúnem sistemas antifraude e canais de suporte em caso de algum problema.
Imagem: Reprodução/Getty Images