Comissário de Bordo: saiba quanto ganha e como seguir carreira
O comissário de bordo é o profissional responsável pela organização e segurança em uma viagem de avião. Seu dia é celebrado no dia 31 de maio.
A profissão exige jornadas muito longas e intensas, o que faz dela uma das mais estressantes no setor aéreo.
Saiba mais informações a seguir.
Como se tornar um comissário de bordo?
O comissário deve possuir o Certificado de Habilitação Técnica para exercer a profissão. Ele é obtido através de cursos de comissário de voo que devem ter a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O profissional ainda precisa possuir o Certificado de Conhecimento Teórico (CCT), o código Anac e o Certificado Médico Aeronáutico.
O curso tem aulas teóricas e práticas com a duração de 5 meses. Os alunos são orientados em relação à legislação e regulamentação do setor aéreo. Outros temas abordados são primeiros socorros, meteorologia, sobrevivência na selva e no mar, combate ao fogo e segurança da aeronave.
Segundo o site Glassdoor, a média salarial de um comissário é de R$ 4.736. A remuneração pode chegar a R$ 8 mil ainda de acordo com a plataforma.
As exigências para seguir a profissão mudaram ao longo do tempo. Antes, as empresas cobravam fluência em inglês além de peso, altura e idade considerados ideais. O profissional não podia ter tatuagens nem cicatrizes a mostra.
Atualmente, falar uma língua estrangeira é desejável e não mais obrigatório. O processo de seleção é baseado em outras capacidades técnicas e é feito de forma online. Somente os exames e as entrevistas finais ocorrem de forma presencial.
Onde encontrar mais informações?
Para saber tudo sobre vagas de emprego e concursos abertos, além de dicas sobre profissões, empreendedorismo, direitos trabalhistas, processos seletivos e informações sobre previsão do tempo, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução/Freepik