Setor da indústria de São Paulo registra saldo positivo em 2023
De acordo com dados da Fundação Seade reunidos até março, o setor da indústria no estado de São Paulo registrou um saldo positivo de mais de 30 mil postos de trabalho criados. Só no mês de março, foram 6 mil novas vagas. O desempenho desse ano só não supera o saldo do segmento de serviços.
No sentido de alavancar a indústria do estado, o Governo de São Paulo está realizando ações e programas para incentivar a atividade do setor. Atualmente, 2,6 milhões de pessoas estão empregadas nesse segmento da economia paulista. Saiba mais sobre o saldo positivo da indústria no início do ano.
Governo de São Paulo trabalha para auxiliar indústrias do estado
Segundo a Fundação Seade, até o mês de março, a indústria paulista registrou mais de 32 mil vagas de emprego, um saldo que fica atrás apenas do setor de serviços. E o Governo de São Paulo tem adotado medidas econômicas para incentivar e fomentar as indústrias do estado, com foco na reindustrialização.
Por meio de uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Conselho de Desenvolvimento da Indústria está discutindo as diretrizes de política industrial no estado, levando em conta as vocações regionais.
De acordo com o secretário Jorge Lima, algumas mudanças aconteceram em órgãos da pasta, como a InvestSP e DesenvolveSP. O primeiro tem foco na atração de investimentos e o segundo, em transformação tecnológica e digital, facilidade na captação de crédito, além de outras funções.
Uma das ações do governo é a captação de grandes investimentos industriais, como a ocorrida em abril a partir da adesão da Toyota do Brasil ao Programa ProVeículo Verde, que busca desenvolver carros menos poluentes com a liberação de créditos de ICMS. O acordo envolve a produção de modelos híbrido-flex.
“Temos um compromisso com o crescimento de São Paulo, o desenvolvimento, a recuperação da competitividade, a aceleração de atividades e a geração de empregos”, afirma o governador Tarcísio. O Governo de São Paulo prevê a execução de projetos da montadora a partir de um investimento total de R$ 1,7 bilhão.
Imagem: Divulgação/Portal Brasil