Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Funcionários podem deixar uma empresa mais segura? Entenda

No começo do mês, a Fleury, empresa de saúde, anunciou que havia sofrido um ataque cibernético que provocou instabilidades em seu sistema. E isso tem se tornado cada vez mais comum, já que, no ano de 2022, 68% das empresas brasileiras afirmaram ter passado por alguma violação em sua segurança.

Nesse sentido, os funcionários muitas vezes sobrecarregados de trabalho acabam comprometendo a segurança dessas empresas por falhas humanas até bastante simples, mas que provocam estragos. Por isso, especialistas deram dicas para que os trabalhadores possam ajudar a manter a empresa segura.

Confira boas práticas para proteger a companhia em que você trabalha

Uma primeira recomendação é sempre proteger suas senhas, ou seja, é fundamental que você utilize senhas mais complexas em plataformas corporativas e até mesmo insira caracteres especiais se for possível. Lembre-se também de trocá-las com frequência e evitar repeti-las em outras contas.

Além disso, uma segunda prática positiva é separar aquilo que é do seu ambiente profissional do que é considerado pessoal. Isso significa que não é recomendável utilizar as plataformas corporativas para outras atividades ou seu e-mail de trabalho em sites externos ao seu ambiente profissional.

Uma terceira dica é sempre duvidar de mensagens e e-mails muito suspeitos ou tentadores, que, por exemplo, tragam links ou arquivos para serem baixados. É essencial que, mesmo que pareça vir do seu chefe ou colega de trabalho, você confira a origem daquele conteúdo antes de tomar qualquer decisão.

Outra recomendação interessante é evitar utilizar a internet pública, como locais de eventos ou aeroportos, para assuntos do trabalho. Isso deve ser seguido mesmo que a rede pareça segura, uma vez que um criminoso é capaz de criar outra rede com a mesma identificação para invadir sua plataforma corporativa.

Por fim, lembre-se de manter seus sistemas sempre atualizados, porque esse tipo de atualização operacional pode corrigir falhas de segurança e, desse modo, proteger o sistema da sua empresa. Portanto, principalmente em máquinas sigilosas, verifique se o sistema está em sua última versão.

Imagem: Reprodução/Getty Images