Serasa anuncia aumento nos pedidos de Recuperação Judicial no Brasil
Um levantamento da empresa Serasa revelou que os pedidos de recuperação judicial no Brasil aumentaram 43% em abril deste ano comparando com o mesmo período do ano passado.
Foram 93 solicitações somente em abril de 2023. A maior parte delas veio do setor de serviços, comércio e indústria.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
Recuperações judiciais no Brasil
O processo de recuperação judicial se dá quando a empresa precisa renegociar as suas dívidas a fim de evitar demissões, falta de pagamento aos funcionários ou até mesmo encerrar as suas atividades.
Isso permite que as empresas possam ficar por algum tempo sem pagar os credores, porém é preciso apresentar um plano para realizar esses pagamentos e continuar operando. Portanto, a recuperação judicial evita que a empresa entre em falência.
Somente em abril, os 93 pedidos de recuperação judicial se deram nos setores de serviços com 39 pedidos, comércio com 28, indústria com 19 e setor primário com 7 pedidos.
Pequenas e médias empresas tiveram 64 pedidos e foram as recordistas no quesito. O número de falências cresceu 12,3% entre abril de 2022 e abril de 2023, de 81 para 91.
A concessionária de energia elétrica Light é a empresa mais recente a pedir recuperação judicial. Ela possui R$ 11 bilhões em dívidas. A solicitação foi aceita, apesar de existir uma lei que impede que empresas desse tipo possam recorrer a esse sistema.
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, comentou os motivos que levam as empresas a pedir essa ajuda.
“Abalados financeiramente, é inevitável que muitos acabem recorrendo aos processos de recuperação judicial para tentar renegociar e evitar a falência, ainda que alguns acabem tomando esse fim de qualquer modo”, explicou.
Onde encontrar mais informações?
Para saber tudo sobre empresas, assim como vagas de emprego e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução/Freepik