Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Scale-up: saiba o que é e quais são as principais características

De modo geral, scale-up são empresas marcadas pela alta velocidade do seu crescimento. São companhias consideradas maduras, com modelos de negócio escaláveis, que já conseguiram superar o momento de Product/Market Fit e, portanto, agora estão crescendo em um ritmo muito acelerado.

O objetivo de uma scale-up é indicar caminhos para lidarmos com os desafios globais do momento, transformando, assim, toda a indústria na mobilidade, na agricultura, na moda, no varejo e em outros aspectos. Nesse sentido, saiba mais sobre esse tipo de empresa e quais as suas características.

Scale-up: empresas com muita responsabilidade no mundo de hoje

Scale-up são companhias médias ou pequenas, afinal, apenas 8% delas possuem mais de 250 funcionários empregados. No entanto, as responsabilidades dessas empresas são muito maiores do que o seu tamanho. Isso porque elas são lideradas por empreendedoras e empreendedores de alto impacto.

Esse tipo de negócio existe para ampliar a competitividade dos setores tradicionais através de novos produtos, transformar o Brasil em uma referência na produção de tecnologia, gerar empregos e desenvolvimento econômico, além de inspirar e investir na próxima geração de empreendedores.

Nesse sentido, uma scale-up sempre tem um propósito maior para existir. A Solfácil, por exemplo, já ajudou a evitar a emissão de 21 mil toneladas de CO2 na atmosfera nos últimos 4 anos. Já a Neon está ajudando quase 10 milhões de pessoas a gerir o próprio dinheiro, visando diminuir as desigualdades.

É importante mencionar que uma scale-up não é uma startup, já que as empresas de crescimento acelerado têm uma idade média de 14 anos e mais de 90% delas já possuem mais de 5 anos de história. Além disso, essas companhias estão presentes em diversas cidades do país, entre grandes e pequenas.

Por fim, uma scale-up não depende de patente para o seu crescimento: menos de 1% dessas empresas possuem essa proteção. E essas companhias ainda são muito marcadas pela pouca participação feminina, uma vez que cerca de 70% dos líderes das empresas que mais estão crescendo hoje são homens.

Imagem: Reprodução/Freepik