Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Debêntures: saiba o que são e como funcionam

As debêntures são excelentes opções de investimento de renda fixa, principalmente para aqueles que estão procurando uma carteira mais diversificada, isto é, com diferentes aplicações e maior segurança na hora de investir. Mas você sabe o que são debêntures e se eles se encaixam no seu perfil de investidor?

De modo geral, debêntures são títulos de dívidas emitidos por empresas em que os investidores emprestam dinheiro e recebem o valor principal e os juros acumulados. As características de tipo de investimentos são variáveis, o que proporciona mais diversidade. Saiba mais sobre os debêntures.

Descubra se os debêntures se encaixam no seu perfil de investidor

As debêntures nada mais são do que empréstimos feitos por empresas que precisam de dinheiro por algum motivo, seja para fazer um investimento visando seu crescimento ou pagar as dívidas. Lembrando que essas empresas não poderão ser uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário.

Essa é uma alternativa para aquela empresa que está precisando de dinheiro, mas que, em vez de procurar um empréstimo no banco, lança debêntures para encontrar recursos. Por outro lado, o investidor que comprar o título receberá todos os juros acumulados, se tornando um credor.

Em relação ao rendimento, a taxa de juros do empréstimo pode ser definida tanto no momento da compra do título (prefixada) quanto através de um indicador chamado de Certificado de Depósitos Interbancário, geralmente um valor próximo da taxa básica da economia brasileira, a Selic.

Nas debêntures pós-fixadas (através do indicador CDI), os rendimentos são mais difíceis de serem previstos no momento da compra. Uma terceira forma é o modelo híbrido, que une a taxa prefixada com a pós-fixada, sendo esta última vinculada ao Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA.

Começar a investir em debêntures é um processo relativamente simples. Basta abrir uma conta em alguma corretora de valores, enviar o seu capital para ela e definir qual título está mais adaptado ao seu perfil e aos seus objetivos. Lembre-se de escolher sua corretora de valores de forma muito cuidadosa.

Imagem: Reprodução/SICREDI